• Thiago Meister Carneiro

A Santa Granada de Mão de Antioquia

orb-reino-unidoEssa granada é um dos elementos mais legais do filme Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado, e carrega uma semelhança impressionante com o “Orbe do Soberano do Reino Unido”, uma joia da coroa britânica.

Seu nome foi inspirado na “Lança Sagrada de Antioquia”, a lança que o centurião romano Longinus (o São Longuinho) usou para perfurar o tórax de Jesus crucificado.

Ela também fez uma breve aparição no filme Jabberwocky, de 1977 (dirigido por Terry Gilliam).

UTILIZAÇÃO
No filme, a Santa Granada de Mão de Antioquia é descrita como uma “relíquia sagrada” pelo monge cisterciense Irmão Maynard (Eric Idle), e é usada quase no fim do filme para destruir o Coelho de Caerbannog, que bloqueia o caminho do Rei Arthur e seus cavaleiros.

Particularmente importante é a parte de contar até três após puxar o pino que aciona a granada (a cruz no topo).

01As instruções para o seu uso podem ser encontradas no livro de Armamentos, capítulo 2, versículo 9-21, parodiando o Credo de Atanásio, que discorre sobre a Santíssima Trindade.

… E São Átila ergueu a Santa Granada de Mão ao alto, dizendo: “Senhor, abençoa esta Tua granada de mão, que com ela possas soprar os teus inimigos em pedaços minúsculos, em Tua misericórdia. E o Senhor deu um sorriso e as pessoas fizeram festa com cordeiros e preguiças e carpas e anchovas e orangotangos e cereais de café da manhã, e morcegos frugívoros e…

Neste ponto, o frade é interrompido pelo irmão Maynard para que pule algumas partes.

…E falou o Senhor, dizendo: “Tu primeiro deves tirar o Santo Pino, e então deves contar até três, nem mais, nem menos. Três deve ser o número que contarás, e o número da contagem deve ser três. Quatro tu não contas, nem tu deves contar dois, com exceção de que proceda o três. Cinco está fora. Assim que o número três, sendo o terceiro número a ser alcançado, for contado, então deves lançar a Santa Granada de Mão de Antioquia para o teu inimigo, que sendo desobediente aos Meus olhos, deve ser apagado”

Arthur então segura a Santa Granada e grita “Um! Dois! Cinco!”. Sir Galahad corrige-o, gritando: “Três, senhor!”.

01Arthur então grita “Três!” e a arremessa contra o coelho assassino, que morre com a explosão, e os Cavaleiros entram na caverna.

RÉPLICA
No dia 19 de março de 2009, vários edifícios em Londres foram evacuados depois que os trabalhadores de uma empresa de água descobriram uma réplica da Santa Granada de Mão de Antioquia embaixo de um hidrante.

Segundo o jornal London Evening Standard, a polícia chegou a evacuar um pub no outro lado da rua, enquanto o pessoal de um escritório em outro prédio foi impedido de sair.

Mas, quando o esquadrão anti-bombas chegou, eles rapidamente perceberam que não havia perigo algum e a rua foi declarada segura.

Clique aqui e baixe o manual para fazer a sua própria réplica da Santa Granada de Mão de Antioquia. Se clicar aqui, você errou.

Mais Coisas Pythonescas:

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 35 anos na cara. Foi para Camelot, mas desistiu de entrar porque era um lugar muito idiota.