Cotidiano

A Santa Granada de Mão de Antioquia

A Santa Granada de Mão de Antioquia é um dos elementos mais legais do filme Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado. Além disso, carrega uma semelhança impressionante com o “Orbe do Soberano do Reino Unido”, uma joia da coroa britânica.

orb-reino-unido

Veja mais em: Estudo comprova a existência de granadas de mão na Idade Média

Seu nome foi inspirado na “Lança Sagrada de Antioquia”, a lança que o centurião romano Longinus (o São Longuinho) usou para perfurar o tórax de Jesus crucificado.

Ela também fez uma breve aparição no filme Jabberwocky, de 1977 (dirigido por Terry Gilliam).

UTILIZAÇÃO

No filme, a Santa Granada de Mão de Antioquia é descrita como uma “relíquia sagrada” pelo monge cisterciense Irmão Maynard (Eric Idle), e é usada quase no fim do filme para destruir o Coelho de Caerbannog, que bloqueia o caminho do Rei Arthur e seus cavaleiros.

Particularmente importante é a parte de contar até três após puxar o pino que aciona a granada (a cruz no topo).

As instruções para o seu uso podem ser encontradas no livro de Armamentos, capítulo 2, versículo 9-21, parodiando o Credo de Atanásio, que discorre sobre a Santíssima Trindade.

… E São Átila ergueu a Santa Granada de Mão ao alto, dizendo: “Senhor, abençoa esta Tua granada de mão, que com ela possas soprar os teus inimigos em pedaços minúsculos, em Tua misericórdia. E o Senhor deu um sorriso e as pessoas fizeram festa com cordeiros e preguiças e carpas e anchovas e orangotangos e cereais de café da manhã, e morcegos frugívoros e…

01

Neste ponto, o irmão Maynard interrompe o frade para que pule algumas partes.

…E falou o Senhor, dizendo: “Tu primeiro deves tirar o Santo Pino, e então deves contar até três, nem mais, nem menos. Três deve ser o número que contarás, e o número da contagem deve ser três. Quatro tu não contas, nem tu deves contar dois, com exceção de que proceda o três. Cinco está fora. Assim que o número três, sendo o terceiro número a ser alcançado, for contado, então deves lançar a Santa Granada de Mão de Antioquia para o teu inimigo, que sendo desobediente aos Meus olhos, deve ser apagado”

Arthur então segura a Santa Granada e grita “Um! Dois! Cinco!”. Sir Galahad corrige-o, gritando: “Três, senhor!”.

Arthur então grita “Três!” e a arremessa contra o coelho assassino, que morre com a explosão, e os Cavaleiros entram na caverna.

01

RÉPLICA

No dia 19 de março de 2009, bombeiros evacuaram vários edifícios em Londres depois que os trabalhadores de uma empresa de água descobriram uma réplica da Santa Granada de Mão de Antioquia embaixo de um hidrante.

Segundo o jornal London Evening Standard, a polícia chegou a evacuar um pub no outro lado da rua, enquanto o pessoal de um escritório em outro prédio foi impedido de sair.

Mas, quando o esquadrão anti-bombas chegou, eles rapidamente perceberam que não havia perigo algum e a rua foi declarada segura.

Clique aqui e baixe o manual para fazer a sua própria réplica da Santa Granada de Mão de Antioquia. Se clicar aqui, você errou.

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 42 anos na cara. Às vezes grava vídeos para o canal "Monty Python Brasil" no youtube. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *