• Thiago Meister Carneiro

Divulgadas Cenas do Novo Filme de Terry Gilliam

zero-theorem-teoremaOntem, o público da Comic-Con teve o prazer de ver 10 minutos do novo filme de Terry Gilliam, “The Zero Theorem”, uma ficção científica estrelada por Christoph Waltz, Matt Damon e Tilda Swinton.

No evento, a filha e produtora de Terry, Amy Gilliam, lançou uma luz sobre o enigmático filme, primeiro longa do diretor desde “O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus”, de 2009.

O responsável pelo site O Ministro do Andar Tolo tentou ir à Comic-Con, mas a passagem do ônibus estava muito cara.

FILME
Quando a série Monty Python’s Flying Circus terminou, em 1974, Gilliam investiu na direção de filmes. A maioria deles se passa num futuro caótico, como Os 12 Macacos e Brazil – o Filme.

O filme “The Zero Theorem (O Teorema Zero, eu que traduzi)”, também se passa num futuro caótico, com grafites coloridos, outdoors gigantes, carros pequenos e uma burocracia insensível.

Waltz, que aparece nu, careca e debruçado sobre uma mesa no início do filme, interpreta Qohen, um gênio do computador excêntrico no meio de uma crise existencial.

Quando um membro da plateia perguntou por que os filmes de Gilliam parecem ser sobre um homem perseguido, a filha do diretor, disse: “Terry gosta de ser atormentado. Sem o tormento, este mundo seria muito chato”.

Gilliam não esteve presente, mas apareceu em um telão, onde gravou uma mensagem de vídeo. “Estou me comunicando com vocês com a ajuda da Administração Nacional de Segurança. Estou confiante nas suas habilidades de espionagem”, disse, referindo-se à polêmica das escutas telefônicas feitas pelo governo norteamericano.

O filme ainda não tem data de estreia, nem no Brasil, nem nos EUA.

Qualquer informação, você encontra aqui neste Monty-canal, neste mesmo Monty-horário.

(com informações de Rebecca Keegan – Los Angeles Times – 18-07-2013)