Jornal publica resenha de livro de Michael Palin

O jornal NorthJersey.com publicou uma resenha do livro Volta ao Mundo em 80 Dias, por Michael Palin:

“Em 1988, Michael Palin aceitou um desafio da BBC. Ele foi convidado a tentar repetir a viagem de Phileas Fogg no romance clássico de Júlio Verne A Volta ao Mundo em 80 Dias“.

Jornal publica resenha do livro Volta Ao Mundo em 80 Dias

Usando apenas transportes terrestres, seria possível atravessar o mundo em que período de tempo? Palin assumiu a tarefa e o resultado foi um programa de televisão de sucesso e este livro, relançado em 2009.

Quase imediatamente, Palin percebe que é muito mais difícil viajar usando veículos terrestres do que era no século XIX. Há muito menos navios de passageiros, e muitos navios comerciais não levam passageiros. Algumas regras foram quebradas e o dinheiro da BBC foi usado para fazer algumas coisas darem certo.

O que se destaca nas viagens de Palin não é o ritmo apressado, mas quando ele  faz as coisas de modo devagar, para que possa avaliar o tamanho e a imponência do mundo.

O destaque dessa viagem é de uma semana em que passou em um pequeno dhow (um transporte de mercadorias) de Dubai para a Índia.

O tempo gasto com a pequena tripulação do navio significou muito para Palin, e ele retornou 20 anos depois (no posfácio da edição atualizada) para ouvir esses homens de novo.

(A resenha do livro Volta ao Mundo em 80 Dias teve informações de Kenneth French – NorthJersey.com – 20-06-2013)

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 40 anos na cara. Às vezes grava o podcast "Pythoneando" e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.