Michael Palin Conta Sua Aventura Pela Arábia Saudita

Depois que a série Monty Python’s Flying Circus acabou, Michael Palin começou a apresentar documentários de viagens, todas produzidas pela BBC.

Um desses documentários foi “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, de 1989. Nessa viagem, Palin faria o caminho descrito no livro de Júlio Verne, sem usar aviões.

E foi nessa aventura que ele aprendeu a talvez maior lição de sua carreira, durante uma visita a Dubai.

O relato é do jornal “The National”, especializado em notícias do Oriente Médio.

Veja Mais Em: Michael Palin é o Companheiro de Viagens Ideal

“Uma parte vital de toda a minha carreira de documentarista ocorreu no Golfo”, disse Palin.

“Nós não podíamos voar por causa da natureza do show, então estávamos indo por um caminho em torno da península da Arábia Saudita, onde pegaríamos um dhow [tradicionais veleiros utilizados na região do Mar Vermelho] que nos levaria através de Omã para Mumbai”.

O destino, segundo o jornal, tinha outros planos.

“Tudo deu errado”, disse ele. “O navio que iria nos levar de Jeddah [na Arábia Saudita] foi queimado e não podia mais navegar. Então, tivemos de ir via Dubai e pegar um dhow lá. Apenas um dos 18 tripulantes falava um pouco de inglês”.

Veja Mais Em: Os melhores momentos das viagens de Michael Palin

Apesar deste início um pouco problemático, Palin disse que a experiência provou ser uma valiosa lição.

“A viagem levou cerca de sete dias e realmente foi um divisor de águas, porque eu percebi que não havia nenhum ponto em mim fingindo ser Phileas Fogg fazendo a viagem”.

“Eu estava vivendo junto com este grupo de 18 pescadores no convés de um barco. Não havia cabines ou qualquer coisa assim. Fizemos um episódio inteiro no barco, e foi extraordinário. E depois que eu percebi que isto foi como eu sempre quis fazer estes programas. Você apenas tem que abrir os olhos para a maravilha que você está vendo.”

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 39 anos na cara. Às vezes grava o podcast Pythoneando, e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e do ebook "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *