Eric Idle dirigiu clipes de George Harrison
Em 1976, o ex-beatle George Harrison (durante sua carreira-solo) lançou o álbum Thirty Three & 1/3.
Esse disco teve uma recepção tímida, e não teve nenhum grande sucesso como nos álbuns anteriores.
Desse álbum, duas canções merecem destaque, pois, apesar de não terem entrado no Top 10 das rádios na época, tem tudo a ver com Monty Python.
Acontece que, logo depois do fim dos Beatles, Harrison disse ter se refugiado em episódios da série Monty Python’s Flying Circus. Anos depois, ele viria a produzir o clássico A Vida de Brian (mas isso é outra história, que deverá ser contada em outra ocasião).
No entanto, Harrison conheceu o primeiro membro do grupo, Eric Idle, em 1975, quando ele estava em Los Angeles promovendo o filme Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado. Os dois se tornaram grandes amigos.
Foi então que, quando Harrison estava promovendo seu Thirty Three & 1/3, ele perguntou se Idle gostaria de dirigir uns clipes.
E o Python aceitou!
Ambos os clipes foram filmados na mansão de George Harrison, Friar Park, e apresentam o humor propriamente doido, pythonesco.
MÚSICAS
A primeira canção se chama Crackerbox Palace.
Baseando-se fortemente em trajes coloridos e atos nonsense, como colocar o Harrision em um carrinho de bebê, Crackerbox Palace também é notável por suas participações especiais de celebridades, incluindo John Cleese e o músico Neil Innes.
O fato de Innes aparecer como babá de Harrison é emblemático do vídeo.
Ao discutir o clipe com o produtor Kim “Howard” Johnson, Eric Idle lembra que foi “um pouco maníaco porque estávamos com um orçamento apertado”.
Já True Love, entretanto, é um pouco mais suave, talvez porque a canção é um cover do músico Cole Porter, de 1956.
No vídeo, Harrison é retratado como um garboso cavalheiro, completo com chapéu de palha e um impecável bigode, fazendo uma serenata para uma jovem mulher a bordo de uma canoa.
O clipe lembra o esquete do Flying Circus “Sam Peckinpah’s Salad Days”, só que sem o derramamento de sangue.
Embora Crackerbox seja o clipe mais conhecido da dupla Eric/Harrison, o diretor parece preferir “True Love”.
Eu gosto muito de True Love. É muito doce.
MENÇÃO HONROSA
A música This Song, do mesmo álbum, tem uma pequena participação de Idle (infelizmente, não no clipe).
A musica é uma sátira ao processo que Harrison sofreu por ter, supostamente, plagiado a banda The Chiffon na musica My Sweet Lord.
O clipe e a música se passam num tribunal, onde o ex-beatle tenta convencer todo mundo que não foi plágio, e que a canção é apenas parecida.
É então que entra Eric Idle gritando “Could be Sugar Pie, Honey Bunch. No, sounds more like ‘Rescue Me’!”
Agradecimentos ao camarada João Antonio Franz, pela informação.