‘O Caminho Para Marte’, uma ficção científica escrita por Eric Idle
Um dos únicos livros de Eric Idle traduzidos para o português, O Caminho Para Marte é uma ficção científica ambientada nos séculos XXIV e XXV, quando todo o Sistema Solar foi colonizado.
Lançado em 1999, na Inglaterra (a versão em português é de 2012), o livro conta a história a partir do ponto de vista do professor Bill Reynolds, um estudioso na disciplina fictícia de Micropaleontologia.
Veja Mais Em: Livro de Eric Idle vai ganhar adaptação no teatro
Reynolds está escrevendo uma tese sobre a fama, e em sua pesquisa descobre uma dissertação sobre comédia escrita por Carlton (um robô de inteligência artificial Bowie 4.5), secretário de dois comediantes de stand-up comedy em um circuito interplanetário chamado de Caminho Para Marte.
Em contato com essa dissertação, Reynolds fica curioso com a busca de Carlton para entender a natureza da comédia e do riso humano, o seu papel na evolução e a existência ou não de uma cura.
Na dissertação, o robô estuda alguns comediantes do final do século XX (incluindo o Monty Python), na sua busca permanente do gene da comédia.
Durante este tempo, Carlton e seus proprietários, Alex Muscroft e Lewis Ashby, caem em uma série de catástrofes, incluindo a perda do trabalho, encontro com terroristas, a lei, outros artistas e uma crise que envolve refugiados.
A ficção cientifica O Caminho Para Marte ainda não chegou ao Brasil, apenas em Portugal.
“Em parte sátira mordaz, em parte vaudeville descontroladamente louco, em parte dissertação cômica, O Caminho Para Marte faz o leitor latir”. (Robin Williams)