Quem é o compositor da música-tema da série ‘Flying Circus’?

Quando os membros do Monty Python se reuniram para criarem a série Flying Circus, nenhum deles tinha pensado na música de abertura.

O problema é que a BBC não tinha disponibilizado muito dinheiro para a produção. Ou seja, o Monty Python não tinha dinheiro para contratar um músico.

John Phillips Sousa, o compositor da música de abertura monty python
John Phillip Sousa, o compositor

Veja Mais Em: Pythoneando 21 – Top 10 armas pythonescas

Foi então que eles começaram a ir atrás de uma música que fosse de domínio público, já que isso representaria ter nas mãos uma música de graça.

A abertura criada por Terry Gilliam estava pronta, e só faltava a tal música. E Terry Jones surgiu com uma ideia.

Jones sugeriu uma música clássica, composta pelo maestro John Phillip Sousa.

Mas quem foi John Phillip Sousa? E o que ele tem a ver com Monty Python?

MÚSICA-TEMA

O compositor e maestro John Phillip Sousa criou cerca de cem músicas, e foi em 1892 que ele conseguiu formar a sua própria banda militar. No outro ano, ele compôs a bela canção The Liberty Bell, que começou a ser usada em inaugurações de obras públicas nos Estados Unidos.

Com a banda, ele excursionou pela Europa pelo menos quatro vezes. Além disso, eles fizeram uma excursão mundial em 1910.

DEPRESSÃO

Infelizmente, em 1931, a banda marcial dele foi vítima da Grande Depressão e acabou se desfazendo. E, no outro ano, Sousa estava em seu quarto do hotel quando sofreu uma insuficiência cardíaca.

Ele morreu aos 78 anos.

MONTY PYTHON

No entanto, Sousa ganhou ainda mais fama anos depois de sua morte. Pois, no final dos anos 1960, Terry Jones surgiu com música The Liberty Bell e apresentou-a para os membros do Monty Python.

Então, ela acabou virando a música-tema da série Monty Python’s Flying Circus, e nunca mais foi usada em inaugurações de obras públicas nos Estados Unidos.

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 40 anos na cara. Às vezes grava o podcast "Pythoneando" e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.