Cotidiano

Conheça Tony Grisoni, o co-roteirista de ‘Dom Quixote’

Bom, vem aí o filme The Man Who Killed Don Quixote ou, em bom português, “O Homem Que Matou Dom Quixote”, o novo filme de Terry Gilliam.

Dom Quixote todos já conhecem, e Terry Gilliam também (ele é membro do Monty Python).

O co-roteirista Tony Grisoni

Mas então, esse filme foi escrito pelo próprio Gilliam, além de Tony Grisoni.

Leia Mais Em: Bond Girl é confirmada no ‘Dom Quixote’ de Terry Gilliam

E quem diabos é esse Tony Grisoni?

Ele é um roteirista britânico, que começou sua carreira com o roteiro de Queen of Hearts, de 1989, (sem lançamento no Brasil), um telefilme que mistura romance, melodrama e humor.

Foi um dos primeiros filmes a tratar a comunidade italiana do Reino Unido, e fez um enorme sucesso quando foi transmitido.

Só pela frase que acompanha o título, já dá pra ter uma ideia do leve toque pythonesco do roteirista: “Um conto épico de romance, vingança… e capuccino”.

TERRY GILLIAM

Depois de escrever The Island on Bird Street, de 1997, um filme produzido na Dinamarca, ele conheceu o trabalho de Terry Gilliam, e co-escreveu o primeiro de muitos filmes que escreveriam juntos, Medo e Delírio em Las Vegas, sobre o jornalista Hunter Thompson.

Em 2005, os dois co-escreveram Irmãos Grimm e Contraponto, dois filmes dirigidos por Gilliam.

Em 2008, Grisoni dirigiu seu primeiro curta-metragem, Kingsland # 1: The Dreamer, com o qual foi nomeado para um prêmio BAFTA de Melhor Curta-Metragem, mas perdeu para September, de Stewart le Maréchal e Esther May Campbell.

QUIXOTESCO

Tony Grisoni co-escreveu o roteiro de Dom Quixote com Gilliam desde o primeiro rascunho, que nunca deu certo. Em todas as tentativas fracassadas de retomar a produção, Grisoni esteve envolvido.

E agora, com a produção do filme à toda, o roteiro de Gilliam-Grisoni vai, finalmente, sair do papel.

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 42 anos na cara. Às vezes grava vídeos para o canal "Monty Python Brasil" no youtube e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *