Tim, o Mago
Tim é um estranho e recluso mago do filme Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado, que usa chifres de carneiro em uma espécie de chapéu, e tem uma propensão para o fogo baseado em magia.
Possui um forte sotaque escocês.
No lançamento do DVD no Reino Unido, os atores explicaram que “Tim” foi concebido como um nome particularmente improvável e não-ameaçador para um mago poderoso.
Em uma entrevista com Shaun Micallef, em 2007, Cleese afirmou que “escolhemos Tim para irritar o ator Tim Brooke-Taylor”.
O mago recebe o Rei Arthur e seus cavaleiros na Cena 20, onde ele fica em uma montanha atirando bolas de fogo. Quando lhe perguntam sobre o Cálice Sagrado, ele os leva à Caverna da Caerbannog.
Enquanto conversa, Tim desnecessariamente evoca chamas e bolas de fogo entre as respostas.
Suas advertências sobre o guardião da caverna, o Coelho de Caerbannog, são ignoradas, levando à morte de Bors, Gawain, e Ector.
Os acontecimentos da Cena 20 deixam claro que Tim provavelmente poderia destruir o coelho sem esforço, mas nenhum dos personagens pensa nessa possibilidade.
Tim também aparece no início do filme, em uma cena restaurada em 2001. Seu papel é limitado a juntar vários personagens e gritar para que a personagem Dingo (Carol Cleveland) prossiga.