Membro do Monty Python lança igreja capitalista

Agora um post polêmico e religioso (sim, pois polêmicas com religião dá muita audiência): a criação de uma igreja capitalista.

Mas o que isso tem a ver com Monty Python?

Aconteceu o seguinte: John Cleese, famoso membro do Monty Python, lançou uma igreja com o objetivo de conseguir “enormes vantagens fiscais”.

Ela foi batizada de Church of JC Capitalist, ou, em bom português, Igreja de JC Capitalista.

VÍDEO

Ontem, o python postou um vídeo em seu canal no Youtube, onde lançou um olhar bem-humorado aos televangelistas da América.

Nota da redação: Ele não cita o Brasil, mas parece-me que não é necessário tal citação.

Cleese abre o vídeo dessa forma: “Decidimos fundar uma igreja neste site, porque acreditamos que, mesmo que salvemos apenas uma alma solitária do tormento eterno, a fundação desta igreja terá valido a pena, especialmente porque nos dá enorme vantagens fiscais”.

Além disso, ele afirma que “estamos aqui para chamar-nos de igreja de JC Capitalista, porque aqui nos Estados Unidos o ensinamento cristão é, naturalmente, a pedra angular do sistema capitalista”.

Televangelistas estão se mostrando um bom exemplo de acumulação de grande riqueza pessoal, e ilustrando as recompensas mundanas que a verdadeira fé pode trazer-nos se sermos verdadeiramente humildes, e com boas habilidades de marketing.

Cleese, então, continua, falando sobre os pobres:

“Agora, as pessoas foram muito críticas dizendo que Cristo falou bastante sobre pobres. Como o próprio Cristo disse, com razão, ‘Bem-aventurados os pobres’. Eles estão bem. Eles terão a sua recompensa no céu, não há necessidade de se preocupar com eles”.

ADVERTÊNCIA

No vídeo, Cleese adverte:

Qualquer um que discordar de nós irá para o inferno e será torturado com coisas pontiagudas para todo o sempre.

E, claro, tem o ensinamento obrigatório:

“Enviem dinheiro”.

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 40 anos na cara. Às vezes grava o podcast "Pythoneando" e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.