Membro do Monty Python lança igreja capitalista
Agora um post polêmico e religioso (sim, pois polêmicas com religião dá muita audiência): a criação de uma igreja capitalista.
Mas o que isso tem a ver com Monty Python?
Aconteceu o seguinte: John Cleese, famoso membro do Monty Python, lançou uma igreja com o objetivo de conseguir “enormes vantagens fiscais”.
Ela foi batizada de Church of JC Capitalist, ou, em bom português, Igreja de JC Capitalista.
VÍDEO
Ontem, o python postou um vídeo em seu canal no Youtube, onde lançou um olhar bem-humorado aos televangelistas da América.
Nota da redação: Ele não cita o Brasil, mas parece-me que não é necessário tal citação.
Cleese abre o vídeo dessa forma: “Decidimos fundar uma igreja neste site, porque acreditamos que, mesmo que salvemos apenas uma alma solitária do tormento eterno, a fundação desta igreja terá valido a pena, especialmente porque nos dá enorme vantagens fiscais”.
Além disso, ele afirma que “estamos aqui para chamar-nos de igreja de JC Capitalista, porque aqui nos Estados Unidos o ensinamento cristão é, naturalmente, a pedra angular do sistema capitalista”.
Televangelistas estão se mostrando um bom exemplo de acumulação de grande riqueza pessoal, e ilustrando as recompensas mundanas que a verdadeira fé pode trazer-nos se sermos verdadeiramente humildes, e com boas habilidades de marketing.
Cleese, então, continua, falando sobre os pobres:
“Agora, as pessoas foram muito críticas dizendo que Cristo falou bastante sobre pobres. Como o próprio Cristo disse, com razão, ‘Bem-aventurados os pobres’. Eles estão bem. Eles terão a sua recompensa no céu, não há necessidade de se preocupar com eles”.
ADVERTÊNCIA
No vídeo, Cleese adverte:
Qualquer um que discordar de nós irá para o inferno e será torturado com coisas pontiagudas para todo o sempre.
E, claro, tem o ensinamento obrigatório:
“Enviem dinheiro”.