• Thiago Meister Carneiro

Michael Palin Visita Centro de Atendimento à Gagueira

Sabiam que um membro do Monty Python tinha um pai gago?

Sim, ele é Michael Palin, que, por conta disso, faz vários serviços voluntários pelos portadores da gagueira.

Dia 22 de outubro é o Dia Internacional de Atenção à Gagueira, e Palin fez uma visita ao centro de atendimento às pessoas com gagueira do bairro Gospel Oak, em Londres.

Veja Mais Em: Grupo Contra o Câncer tem Nome Pythonesco

E olha só que interessante: esse centro se chama Michael Palin Center.

GAGUEIRA
O centro de Palin estima que cinco por cento das crianças vai gaguejar em algum momento da vida, e cerca de um por cento continuam a gaguejar na idade adulta. A gagueira é três a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas.

Mesmo sem problemas de fala, Palin diz que ainda luta para falar em público. “Os gagos não estão sozinhos. Todos nós tememos ter que se levantar e falar em público, e a gagueira é apenas uma progressão desse medo”.

PAI
Edward Palin, pai de Michael, era gago. Isso fez com que a relação dos dois fosse complicada. “Com meu pai era sempre embaraçoso, mas nunca discutimos isso em casa”.

Veja Mais Em: Terry Jones Produz Documentário Sobre Chaplin

Ao visitar o centro, Palin foi incentivado pelo otimismo das crianças e jovens. Eles se beneficiam de programas de terapia intensiva da fala.

Elaine Kelman, líder profissional para serviços de fala e linguagem, afirmou que Michael tem estado envolvido com o centro há mais de 20 anos. “Suas visitas são parte importante de ajuda às nossas crianças e os jovens”.