• Thiago Meister Carneiro

John Cleese é o Neto de Sherlock Holmes

Depois do fim da série Monty Python’s Flying Circus, John Cleese estrelou algumas séries e vários especiais nas emissoras britânicas.

Um desses especiais conta uma história envolvendo o maior detetive que o mundo já teve: Sherlock Holmes.

Só que no especial “The Strange Case of the End of Civilization as We Know It”, algo como “O Estranho Caso do Fim da Civilização Como a Conhecemos”, Cleese não interpreta o detetive.

Ele interpreta seu neto, Arthur Sherlock Holmes.

OBS pertinente: O nome “Arthur” é uma homenagem ao criador de Sherlock Holmes, sir Arthur Conan Doyle.

A ex-esposa de Cleese, Connie Booth, também faz parte do elenco, interpretando a neta do Professor Moriarty (o antigo inimigo de Sherlock).

A série, com uma hora de duração, foi ao ar no dia 18 de setembro de 1977, na ITV, na Inglaterra.

Veja Mais em: Sim! John Cleese Também Fez Shakespeare!

ELENCO
John Cleese – Arthur Sherlock Holmes
Arthur Lowe – Dr. Watson
Connie Booth – Sra. Hudson / Francine Moriarty
Joss Ackland – O Presidente

HISTÓRIA
O especial começa com um viajante de avião que é morto a tiros depois de fazer uma saudação em hebraico para uma congregação de árabes. Logo depois, o presidente dos Estados Unidos recebe uma carta ameaçadora assinada apenas com “Moriarty”, reivindicando a responsabilidade pela morte.

A carta também afirma que Moriarty pôs em funcionamento um plano para dominar o mundo.

O presidente, então, despacha um agente para Londres.

john cleese connie booth sherlock holmes

Chefiada por um inglês incompetente (Denholm Elliott), o comitê entra em contato com o “atual” Sherlock Holmes (John Cleese).

Ele se revela ser um grande excêntrico, com uma afinidade por certas drogas que causam dependência (como a cocaína). Holmes é acompanhado pelo descendente do Doutor Watson (Arthur Lowe), um médico e um completo idiota.

Em certo momento, Holmes tem um plano de convidar todos os grandes detetives do mundo para uma festa, com a esperança de descobrir a verdadeira identidade de Moriarty. É aí que muitos detetives da ficção são parodiados.

E mortos.

Mais Coisas Pythonescas:

Jornalista e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 35 anos na cara. Foi para Camelot, mas desistiu de entrar porque era um lugar muito idiota.