• Thiago Meister Carneiro

Sim! John Cleese Também Fez Shakespeare!

Em 1980, John Cleese foi convidado para um especial da BBC baseado na comédia “A Megera Domada” (The Taming of the Shrew), de William Shakespeare.

A ele coube o papel do turrão Petruchio, que tinha a missão de seduzir a moça do coração de pedra Kate.

ENREDO
Baptista tem duas filhas: Kate e Bianca. Todo mundo quer se casar com Bianca, mas ninguém está interessado em Kate. Baptista declara que ele não vai ceder a mão de Bianca até que Kate encontre um marido.

Assim, todos os pretendentes de Bianca começam a procurar um louco que esteja disposto a casar com Kate, e eles acham Petruchio.

E Petruchio casa-se com Kate com um plano de domá-la, enquanto todo mundo começa a tramar planos para casar com Bianca.

(Para efeito de comparação, a novela “O Cravo e a Rosa”, da Globo, foi inspirada em “A Megera Domada”).

ELENCO
John Franklyn-Robbins – Baptista
Sarah Badel – Katherine
John Cleese – Petrucchio
Susan Penhaligon – Bianca

PRODUÇÃO
John Cleese nunca tinha feito Shakespeare antes deste filme.

Ele começou a assistir as várias das produções shakesperianas da BBC, e ficou impressionado com a qualidade artística dos atores. Por causa disso, desistiu do papel.

Cala-te! Eu sois o Ministro do Andar Tolo!

Foi preciso uma grande dose de persuasão do diretor Jonathan Miller para convencer Cleese a participar.

Segundo o site especializado em cultura shakesperiana, Shakespeare Reviews, John Cleese ofusca todos os outros atores: “Ele é um artista surpreendente neste contexto, cujo desempenho é a chave para a solução de como filmar uma peça de teatro”.

“Cleese traz uma qualidade para o papel, onde mostra que é um rebelde tranquilo e uma pessoa com um talento especial para perceber o absurdo e a hostilidade no mundo, tentando tirar o melhor dele”.

Mais Coisas Pythonescas:

Jornalista e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 35 anos na cara. Foi para Camelot, mas desistiu de entrar porque era um lugar muito idiota.