Eric Idle fala dos Estados Unidos e cria polêmica
Eric Idle tem uma coluna no jornal The Huffington Post, onde escreve sobre os mais variados assuntos, inclusive sobre os Estados Unidos.
Mas o artigo do início desta semana tem provocado certa polêmica com os norteamericanos.
Dessa vez, Idle escreveu criticando o seu modo de fazer democracia:
AMÉRICA, A MEIO BONITA
“Carl Reiner, no Twitter, na semana passada, preocupado com a paralisação do governo atual, disse que isso era motivo de grande preocupação da principal democracia do mundo. E eu pensei: ‘Quem está seguindo essa paralisação? A resposta parece ser ninguém’.
Depois dos tiroteios recentes em escolas, uma jovem mãe disse-me: ‘O que você pensa de nós? Deve pensar que somos todos loucos’. Loucos certamente, mas não todos.
Metade da América parece ser inteiramente invejável: filmes, livros, televisão, artes, as instituições democráticas liberais, grandes centros de ensino e pesquisa, as liberdades sociais etc, etc.
A outra metade não parecem ser, assim, louca.
Atualmente, vocês parecem estar quase em guerra civil. Se uma das partes pode desligar o governo, então o pacto social para governar está quebrado. Na maioria das outras democracias isso simplesmente não pode acontecer. No Reino Unido, por exemplo, o governo se dissolveria e o primeiro-ministro clamaria para uma eleição geral imediata, que seria realizada dentro de três semanas.
Com seus mandatos fixos você não tem esse benefício. Esse é um sistema muito caro e não muito flexível da democracia que ninguém mais quer seguir.
Parece especialmente perverso que as pessoas que pretendem ser cristãs, uma religião que promete ajudar os pobres e curar os doentes, deve ser tão violentamente contra ajudar os pobres e curar os enfermos. Os seguidores de uma religião que prega o perdão e dá a outra face exige o direito insano de possuir mais e mais armas. Estou com medo.
Agora, algumas pessoas ficam muito irritadas quando um não-americano se atreve a falar sobre a América. ‘Bem, então que vá para outro lugar’, dizem. Esquecendo-se que nós, que vivemos entre vocês, somos aqueles que gostam mais de vocês.
A Constituição dos Estados Unidos pode estar precisando de atualização. Não é a Bíblia.
Precisamos de vocês para prosperar. Vocês podem dominar o mundo, ou podem arruiná-lo. Hora de acordar! Nós realmente precisamos de vocês.
Por favorzinho.”
(com informações de Huffington Post – 14-10-2013)