• Thiago Meister Carneiro

Monty Python e o Dia Internacional da Blasfêmia

Sabia que existe o Dia Internacional do Direito à Blasfêmia? E sabia que tem a ver com Monty Python?

Sim! Mas, apesar de ser um dia “internacional”, é comemorado apenas na cidade de Victoria, no Canadá.

Na verdade ainda não foi comemorado, pois a primeira comemoração será no dia 30 de setembro.

Veja Mais Em: “A Vida de Brian” Não é Sobre Jesus

Mas o que motivou a criação dessa data?

Segundo o diretor-executivo da B.C. Humanist Association (algo como “Associação Humanista A.C.”), Ian Bushfield, foi o filme A Vida de Brian, que desde 1980 está proibido de ser transmitido em Victoria.

“Parece um problema distante para nós aqui no Canadá, mas há estes problemas reais acontecendo ao redor do mundo”, disse Bushfield, citando países como a Jordânia e a Irlanda.

“Também queria chamar a atenção para o fato de que o Canadá tem suas próprias leis de blasfêmia”, como a do Código Penal do Canadá, que diz que toda blasfêmia é considerada infração grave e passível de prisão de até dois anos”.

Bushfield explica que a lei não é aplicada diretamente ao filme pythonesco, mas afirma que, de um modo geral, é preocupante. “Nós estamos esperando que o governo federal revogue a lei”, disse.

Nota da redação: Terry Jones disse, em uma entrevista, que o filme A Vida de Brian não é blasfemo, mas herético. Blasfêmia é algo que insulta a divindade, a religião ou o que é considerado sagrado, e herege é quem ou o que professa uma doutrina contrária ao que foi estabelecido pela Igreja como dogma