• Thiago Meister Carneiro

Fawlty Towers, de John Cleese e Connie Booth

fawlty-towers01Estrelada por John Cleese e Connie Booth, essa série foi transmitida pela BBC em 1975.

Apenas 12 episódios foram produzidos (divididos em 2 temporadas), mas o suficiente para que a série virasse um marco da comédia, influenciando várias outras produções que vieram depois.

A primeira temporada foi produzida e dirigida por John Howard Davies (que produziu várias comédias inglesas, incluindo Mr. Bean) e a segunda, de 1979, foi produzida por Douglas Argent e dirigida por Bob Spiers.

INSPIRAÇÃO
Em maio de 1971, os caras do Monty Python se hospedaram no Gleneagles Hotel, em Torquay, no litoral inglês.

Cleese ficou fascinado com o comportamento do dono, Donald Sinclair, que Cleese descreveu como “o homem mais rude que eu já vi na minha vida”.

Isso porque ele viu o sujeito jogar um calendário em um hóspede que perguntou quando chegaria o próximo ônibus para a cidade.

Donald Sinclair e família
Donald Sinclair e família

Ah, esse dono do hotel também colocou a mala de Eric Idle atrás de um muro no jardim porque suspeitava de que ela tinha uma bomba.

Cleese e Booth começaram a investigar os modos de Donald Sinclair (No filme Todo Mundo Louco, de 2001, Cleese interpreta um dono de hotel chamado Donald Sinclair).

De acordo com Cleese, o mantra de Sinclair era “Eu poderia administrar este hotel muito bem se não fosse pelos hóspedes”.

PRODUÇÃO
Quando Cleese e Booth tinham acabado de escrever os primeiros roteiros, eles entregaram para o produtor Jimmy Gilbert.

fawlty-towers02“O engraçado é que o cara que avaliou a qualidade da nossa escrita disse: ‘Esta série é cheia de situações clichês e personagens estereotipados. Eu não vejo sendo outra coisa senão um desastre'”, Cleese revelado ao site Digital Spy.

Os nomes dos protagonistas (Basil e Sybil) foram pensados tendo como base o romance O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde.

A música tema da série foi escrita por Dennis Wilson e foi inspirada no Minueto em Sol Maior, de Beethoven.

Existe a lenda de que foi filmado o episódio 13, que não foi terminado, porém, sem nenhuma evidência de sua existência.

HOTEL
A série centra-se nas façanhas e desventuras do hoteleiro Basil Fawlty (Cleese), sua esposa Sybil (Prunella Scales) e seus funcionários, o garçom Manuel (Andrew Sachs) e a empregada Polly (Connie) e, na segunda temporada, o cozinheiro Terry (Brian Hall).

Os episódios normalmente giram em torno dos esforços de Fawlty para ter sucesso em levantar o tom de seu hotel e sua frustração com as numerosas complicações e erros, tanto a sua própria como a dos outros.

fawlty-towers-donald-sinclair
O hotel que deu origem ao Fawlty Towers

Quando pedi mais cabides no meu guarda-roupa, Donald Sinclair se recusou: “Certamente quatro é o suficiente, não é?”. Logo depois, no jantar, o Sr. Sinclair ficava nos observando. Ele chegou por trás de Terry Gilliam e disse: “Você é americano, mas está na Inglaterra agora! E os ingleses usar uma faca e um garfo”. Então, ele inclinou-se sobre Terry e apontou a faca. Ficamos sem palavras. Isso foi o suficiente para os dois Terrys e Michael, que se mudaram para outro hotel, mas eu decidi ficar e estudar o Sr. Sinclair.

PRÊMIOS
A lista dos Cem melhores programas da televisão britânica elaborada pelo Instituto de Cinema Britânico, em 2000, traz Fawlty Towers em primeiro lugar.

Ela também foi votada como a quinta melhor série na enquete Britain’s Best Sitcom, promovida pela BBC em 2004.

A série ganhou três BAFTAs, sendo que as duas temporadas venceram na categoria Best Situation Comedy.

John Cleese ainda ganhou um prêmio individual na categoria Best Light Entertainment Performance por sua atuação como Basil Fawlty na segunda temporada.

basil_fawlty_finalEPISÓDIOS – Primeira Temporada

1. Um Toque de Classe
Como Basil tenta levantar o tom do hotel, ele se anima com o hóspede Lord Melbury, um aristocrata. Até que Polly descobre que Melbury é, na verdade, um malandro.

2. Os Construtores
Construtores incompetentes são contratados para fazer uma manutenção no espaço do hotel, enquanto os Fawltys estão fora. Quando uma leitura errada faz com que os construtores comecem a fazer tudo errado, Basil tem que tentar remediar a situação antes que Sybil descubra.

3. A Festa de Casamento
Basil se irrita quando um jovem casal começa a namorar bem debaixo do seu nariz a todo momento, e tenta evitar a paquera de uma francesa rica. Enquanto isso, o infortúnio conspira para colocá-lo em situações comprometedoras, sempre que o jovem casal está por perto.

4. Os Inspetores de Hotel
Quando Basil ouve que tem inspetores de hotéis disfarçados hospedados, ele se dá conta de que alguém que ele tratou mal poderia ser um deles. Então, ele se torna cada vez mais obcecado em descobrir quais clientes são os tais inspetores.

5. Noite Gourmet
Em um esforço para subir mais um degrau na escala social, Basil organiza uma noite gourmet. Mas tudo começa a dar errado, combinado com o carro defeituoso dos Fawltys.

6. Os Alemães
Com Sybil no hospital com uma unha encravada e alguns hóspedes alemães que chegam no dia seguinte, Basil tem o trabalho duplicado. Depois que uma simulação de incêndio dá errado, ele ofende os hóspedes alemães. Este episódio é a origem da citação “Não mencione a guerra”.

EPISÓDIOS – Segunda Temporada

1. Problemas de Comunicação
A chegada da ranzinza hóspede Sra. Richards (surda e mal-humorada) interfere nas tentativas de Basil para evitar que o dinheiro que ele ganhou em uma corrida de cavalos seja descoberto por Sybil, que desaprova o jogo. O diálogo completamente nonsense entre ela e o espanhol Manuel é uma das cenas mais hilárias dessa série.

2. O Psiquiatra
Um psiquiatra e sua esposa se hospedam para um fim de semana, e não podem deixar de notar as excentricidades de Fawlty, que os perturba quando descobre suas profissões. Enquanto isso, uma australiana atraente também se hospeda, fazendo com que Basil tenha todos os problemas possíveis com Sybil.

3. A Salada Waldorf
Basil não dá a mínima para um hóspede norte-americano completamente chato, que exige uma classe superior de serviço, bem diferente do que o hotel está acostumado a oferecer. Logo, ele descobre que o hóspede não vai tolerar as desventuras de Basil na cozinha do hotel.

4. O Guardião e o Cadáver
Sem levar em conta a pressão arterial de Basil, um convidado morre no hotel e os funcionários ficam com a desagradável tarefa de remover o corpo discretamente. Além disso, Polly e Manuel alimentam o cão de estimação de uma mulher idosa com algumas salsichas extras picantes depois que ele morde os dois.

5. O Aniversário
Basil prepara uma festa surpresa para comemorar o seu casamento com Sybil, e convida alguns amigos. Nisso, Sybil fica brava com ele, achando que ele esqueceu da data, e some sem dar notícia. Basil, então, tem que disfarçar, dizendo para os convidados que Sybil está doente, por isso não apareceu ainda.

6. O Rato
Um inspetor de saúde faz uma lista enorme de problemas de higiene que Fawlty deve resolver imediatamente, ou o hotel será fechado. Depois que o rato de estimação de Manuel escapa e corre pelo hotel, todos fazem de tudo para pegá-lo antes que o inspetor veja. Ao mesmo tempo, eles tentam descobrir qual costeleta de vitela não está envenenada.

Cleese e Andrew Sachs, interpretando Basil e Manuel no asilo, em 2008

Você sabia que existem nove hotéis chamados Fawlty Towers em todo o mundo?
Em Great Yarmouth, na Inglaterra; em Livingstone, na Zâmbia; Linkoping, na Suécia; em Roma, na Itália; em Guangxi, na China; em Baku, no Azerbaijão; em Eilat, em Israel; em Cocoa Beach, nos Estados Unidos; e em Niagara-on-the-Lake, no Canadá.

MANUEL
Infelizmente, o ator Andrew Sachs (que interpretou Manuel), faleceu em 2016, vítima de demência. Veja mais em: Morre “Manuel”, da série Fawlty Towers.

Mais Coisas Pythonescas:

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 35 anos na cara. Foi para Camelot, mas desistiu de entrar porque era um lugar muito idiota.