A Seguradora Permanente Crimson
A Seguradora Permanente Crimson é um curta-metragem que é um prólogo do filme O Sentido da Vida.
Escrito e dirigido por Terry Gilliam, o curta tem duração de 16 minutos.
ENREDO
Os trabalhadores idosos da Seguradora Permanente Crimson, uma empresa de Londres assumida recentemente por uma corporação americana muito grande, se rebelam contra seus chefes quando eles demitem um dos funcionários.
Eles trancam os supervisores no cofre e forçam o chefe a andar numa prancha improvisada em uma janela. Então, eles usam os andaimes e lonas da seguradora como velas, e o transformam em um navio pirata.
Sendo assim, o edifício começa a se mover como se se tratasse realmente de um navio.
PIRATAS
Navegando pelas cidades, os piratas atacam as maiores corporações dos EUA, utilizando armários de madeira transformados em canhões. Além de espadas feitas com as lâminas de um ventilador de teto.
Usando cordas, eles passam para a sala da diretoria e atacam os executivos da corporação inimiga, vencendo.
Depois da vitória, os funcionários continuam “navegando pelo amplo mar da contabilidade mundial” sem a menor cerimônia, até cair para fora da borda do mundo.
Esse curta segue o estilo Python de usar a mesma piada em vários momentos de uma mesma história (como “Ninguém Espera a Inquisição Espanhola” da série Flying Circus ou a dúvida sobre as andorinhas carregando cocos no filme Em Busca do Cálice Sagrado). Após a cena do doador de órgãos, o filmes mostra uma reunião para discutir o sentido da vida (e o motivo das pessoas não estarem usando chapéus o suficiente).
- A Seguradora Permanente Crimson em versão Lego
Esta reunião está acontecendo em uma corporação norteamericana muito grande, onde a sala de reuniões fica no edifício em que aconteceu a primeira batalha descrita no curta-metragem.
Eles interrompem o debate quando um executivo pergunta: “Alguém já tinha percebido aquele edifício?” que é o “navio pirata” da Seguradora Permanente Crimson.
O público passa a acompanhar a batalha na visão das vítimas na sala de reuniões. Com isso, um moderno arranha-céu cai em cima da Empresa Permanente Crimson e interrompe o ataque, com uma voz pedindo desculpas pela interrupção temporária.
POR TRÁS DAS CENAS
De acordo com os extras do DVD do filme O Sentido da Vida, este curta imediatamente conquistou o público no Festival de Cinema de Cannes.
Gilliam rodou o curta com um elenco diferente ao do filme principal, apesar de que ele e Michael Palin aparecem lavando as janelas, e Eric Idle, Terry Jones e Graham Chapman aparecem no início do ataque à sala de reuniões.
De acordo com o livro British Comedy Cinema, o curta ultrapassou o orçamento em quase o dobro. Gilliam defendeu-se dizendo que “ninguém me disse para parar”. Inicialmente concebido como uma piada de cinco minutos, ela foi ampliada para meia hora. No filme, foi editada para 16 minutos.
Por fim, o título é uma referência ao filme The Crimson Pirate (no Brasil “O Pirata Sangrento”), com Burt Lancaster.