Qual é a ligação entre bandas de rock e Monty Python?

Desde que o site O Ministro do Andar Tolo entrou no ar, seis bandas de rock foram citadas tendo alguma ligação com Monty Python.

Confira abaixo as seis bandas e a sua ligação:

6.

JETHRO TULL. O site Kansascity Entertainmententrevistou o vocalista/flautista da banda inglesa Jethro Tull, Ian Anderson, sobre o disco conceitual “Thick as a Brick”.

ian-anderson-monty-python

O interessante é que ele afirma ter se inspirado em Monty Python ao compor esse disco. Confira a pergunta abaixo:

Você acha que a maioria das pessoas entendeu [o conceito do disco]?

Cinquenta por cento conseguiu, o resto não. Acho que é o que eu estava buscando. Eu não queria que ele fosse muito óbvio. Eu não queria palhaçada, tipo Benny Hill. Eu queria Monty Python, algo mais cerebral e pouco mais estranho.

É isso aí, Monty Python influencia até nas composições de discos conceituais…

5.

IRON MAIDEN. No período durante o fim do programa Flying Circus (em 1974) e sua morte, em 4 de outubro de 1989, o python Graham Chapman fez alguns trabalhos-solo.

Participou de duas séries norteamericanas, fez esportes radicais, escreveu e protagonizou o filme O Pirata da Barba Amarela e fez muitas palestras em universidades do Reino Unido e EUA.

Seu último trabalho foi uma participação no clipe Can I Play With Madness, do Iron Maiden (banda que foi muito influenciada pelo Monty Python, segundo o vocalista Bruce Dickinson).

4.

GREEN DAY. No dia 13 de julho, a banda Green Day encerrou o festival espanhol Bilbao BBK Live com vários covers.

Entre os covers estavam Satisfaction, dos Rolling Stones, Hey Jude, dos Beatles e Always look on the bright side of life, do filme A Vida de Brian.

3.

BLACK SABBATH. Segundo o site Such Small Portions, Tom Larkin, baterista da banda neozelandeza Shihad, revelou que o Black Sabbath ouve as músicas de Monty Python durante o aquecimento para os shows.

o-musico-ozzy-osbourne-durante-coletiva-de-imprensa-no-rio-de-janeiro-02042008-1261144768441_956x500-719420

A lista das músicas que eles ouvem, que é a escolha do próprio Ozzy, veio à tona após a banda Shihad postar um diário de turnê no site Music.com.au com a experiência de tocar com o Black Sabbath.

O fato de Ozzy tocar a trilha sonora de A Vida de Brian através das paredes do nosso camarim torna essa experiência tanto familiar, normal e ainda surreal.

2.

THE WHO. Em 1976, os Pythons foram para Barbados escrever o filme A Vida de Brian. Sem esposas, namoradas ou outros compromissos eles puderam deixar fluir as ideias, sem interrupção.

keith-moon-monty-python

Nessa época, uma das melhores bandas de rock do mundo, The Who, estava no país. Então, o baterista, Keith Moon, começou a andar com eles, até que foi convidado para fazer uma participação como um dos pregadores.

Terry Jones, que além de fazer o papel da mãe de Brian também dirigiu o filme, contou que a última vez em que viu Keith Moon, ele veio correndo em sua direção, o abraçou e disse “Não vejo a hora de fazer Brian! Já decorei minha fala!”.

Na manhã seguinte, Keith Moon estava morto.

1.

QUEEN. Do dia 9 até amanhã, o guitarrista do Queen, Brian May, interpreta alguém muito especial no musical Spamalot.

O papel é de ninguém mais ninguém menos que Deus!

Brian-May-spamalot

Num comunicado à imprensa, May comentou:

A oportunidade de brincar de Deus tem que ser algo que você não pode deixar passar. Eu realmente não queria parar. Eu amo Monty Python! Spamalot é um show maravilhoso e eu recomendo a todos vê-lo pelo menos cinco vezes.

MENÇÃO HONROSA

GEORGE HARRISON. Ele queria assistir a um filme do Monty Python, então simplesmente fundou uma produtora (a Hanmade Films) para produzir A Vida de Brian. Ou seja, sem ele, o filme poderia nem ter sido feito.

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 40 anos na cara. Às vezes grava o podcast "Pythoneando" e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.