O que Francis Ford Coppola tem a ver com o filme ‘Os 12 Macacos’?

Em 1995, Terry Gilliam dirigiu o filme Os 12 Macacos. Ele conta a história de um homem que é enviado ao passado para tentar evitar que um vírus se espalhe no mundo.

Bruce Willis em Os 12 Macacos

Veja Mais Em: Conhece o filme que deu origem a Os 12 Macacos?

Gilliam baseou-se num curta-metragem francês chamado La Jetée para o filme. Mas, o que pouca gente sabe, é que a transição do curta para as telonas quase não aconteceu.

Foi então que o diretor Francis Ford Coppola apareceu na história.

FRANCÊS

De acordo com o site Inverse, o produtor Charles Roven recebeu em mãos o curta-metragem francês, e entregou para os roteiristas Dave e Jan Peoples elaborarem um roteiro baseado no curta.

Vamos passar um fim de semana nisso e ver se há algo que possamos sugerir que seja interessante, disse um dos roteiristas.

Mas tinha um problema: Chris Marker, o autor do curta, ficou sabendo do interesse em produzir um filme baseado em La Jetée, e não gostou.

Ele odiava todos os filmes de Hollywood. Foi então que os roteiristas descobriram que Chris Marker amava o diretor Francis Ford Coppola.

COPPOLA

Os roteiristas contaram a história para Copolla, e ele conseguiu convencer o francês a ceder os direitos para o filme:

Por fim, o produtor Charles Roven entregou o roteiro para Terry Gilliam.

Chuck me disse que tinha sido lido por muitos diretores diferentes e ninguém sabia o que fazer com ele. Isso é o que me empolgou. A complexidade era algo intrigante. Quem é o louco aqui? É o personagem de Madeleine [Stowe] ou é o personagem de Bruce [Willis]?

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 40 anos na cara. Às vezes grava o podcast "Pythoneando" e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.