Mas o que é Monty Python?

Cuidado! Você vai entrar num campo minado de tolices, bobagens e o mais puro humor nonsense. Vai saber o que é Monty Python, finalmente!

Mas não tema.

montypython-bafta

Apenas tenha consciência de que, logo após ter contato com esse grupo, a sua vida será muito mais divertida do que jamais fora algum dia.

O QUE É?

Monty Python é um grupo de comediantes que fez acontecer no mundo.

Eles criaram sátiras de tudo e de todos: política, religião, sexo, vida, morte, vida após a morte, homossexuais, ladrões, vendedores de enciclopédias, papagaios mortos, franceses, frutas frescas, nazistas… Para eles, tudo sempre foi motivo para criar uma boa piada.

Para se ter uma ideia da insanidade dos caras, a música de abertura da série que deu início ao grupo, em 1969, só foi escolhida porque era de graça.

Do grupo fizeram parte cinco britânicos e um americano: John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin e Graham Chapman (que já morreu).

E O NOME?

No documentário Live At Aspen, lançado em março de 1998, eles afirmaram que o nome “Monty” foi escolhido por Eric Idle numa espécie de brainstorm do grupo, onde cada um ia escrevendo palavras aleatórias na parede.

O nome escolhido seria um tributo a Lord Bernard Montgomery, um marechal britânico que participou do desembarque na Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial. Eles ainda decidiram que esse nome exigia um sobrenome, e escolheram “Python” porque combinava.

Terry Jones explicou que o nome surgiu porque a emissora BBC estava começando a pressionar os Pythons, já que tinha que produzir a séria de comédia deles, e sequer tinha nome.

Tivemos de decidir sobre ele naquela mesma tarde, porque eles já iam começar a usá-lo no dia seguinte.

Então, John disse: ‘Que tal algo escorregadio como uma cobra píton?’ E Eric disse: ‘Que tal Monty?’ E alguém disse: ‘Que tal Monty Python?’ E nós dissemos: ‘Maravilha!’ Fui para casa e contei isso ao meu pai, e ele disse: ‘Isso nunca vai funcionar’”.

FUNCIONOU?

Não tardou muito para que a convenção social incluísse Monty Python no mesmo patamar dos Beatles.

O grupo continua influenciando até hoje, tanto que, se você procurar pelas palavras “surreal” ou “absurdo” nos dicionários de língua inglesa vai encontrar a palavra “pythonesque (pythonesco)” como resultado.

esquete arquitetos monty python chapman

Terry Jones comentou a sua decepção com a existência desse termo, alegando que o objetivo inicial do Monty Python era criar algo novo e impossível de encaixar em alguma categoria, e que “o fato de que pythonesque é agora uma palavra no Dicionário Oxford de Inglês mostra que falhamos”.

Clique aqui e entre no maravilhoso canal oficial do Monty Python no Youtube.

Aqui, o site oficial do Monty Python.

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 40 anos na cara. Às vezes grava o podcast "Pythoneando" e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.