Mas O Que É Monty Python?

montypython-bafta

Cuidado! Você vai entrar num campo minado de tolices, bobagens e o mais puro humor nonsense. Vai saber o que é Monty Python, finalmente!

Mas não tema.

Apenas tenha consciência de que, logo após ter contato com esse grupo, a sua vida será muito mais divertida do que jamais fora algum dia.

O QUE É?

Monty Python é um grupo de comediantes que fez acontecer no mundo.

Eles criaram sátiras de tudo e de todos: política, religião, sexo, vida, morte, vida após a morte, homossexuais, ladrões, vendedores de enciclopédias, papagaios mortos, franceses, frutas frescas, nazistas… Para eles, tudo sempre foi motivo para criar uma boa piada.

Para se ter uma ideia da insanidade dos caras, a música de abertura da série que deu início ao grupo, em 1969, só foi escolhida porque era de graça.

Do grupo fizeram parte cinco britânicos e um americano: John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin e Graham Chapman (que já morreu).

E O NOME?

No documentário Live At Aspen, lançado em março de 1998, eles afirmaram que o nome “Monty” foi escolhido por Eric Idle numa espécie de brainstorm do grupo, onde cada um ia escrevendo palavras aleatórias na parede.

O nome escolhido seria um tributo a Lord Bernard Montgomery, um marechal britânico que participou do desembarque na Normandia, durante a Segunda Guerra Mundial. Eles ainda decidiram que esse nome exigia um sobrenome, e escolheram “Python” porque combinava.

Terry Jones explicou que o nome surgiu porque a emissora BBC estava começando a pressionar os Pythons, já que tinha que produzir a séria de comédia deles, e sequer tinha nome.

“Tivemos de decidir sobre ele naquela mesma tarde, porque eles já iam começar a usá-lo no dia seguinte.

Então, John disse: ‘Que tal algo escorregadio como uma cobra píton?’ E Eric disse: ‘Que tal Monty?’ E alguém disse: ‘Que tal Monty Python?’ E nós dissemos: ‘Maravilha!’ Fui para casa e contei isso ao meu pai, e ele disse: ‘Isso nunca vai funcionar’”.

FUNCIONOU?

Não tardou muito para que a convenção social incluísse Monty Python no mesmo patamar dos Beatles.

esquete arquitetos monty python chapmanO grupo continua influenciando até hoje, tanto que, se você procurar pelas palavras “surreal” ou “absurdo” nos dicionários de língua inglesa vai encontrar a palavra “pythonesque (pythonesco)” como resultado.

Terry Jones comentou a sua decepção com a existência desse termo, alegando que o objetivo inicial do Monty Python era criar algo novo e impossível de encaixar em alguma categoria, e que “o fato de que pythonesque é agora uma palavra no Dicionário Oxford de Inglês mostra que falhamos”.

Clique aqui e entre no maravilhoso canal oficial do Monty Python no Youtube.

Aqui, o site oficial do Monty Python.

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 39 anos na cara. Às vezes grava o podcast Pythoneando, e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor do livro "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e do ebook "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *