Flying Circus: The Mouse Problem
O esquete The Mouse Problem (O Problema dos Ratos) da série Monty Python Flying Circus mostra um programa chamado The World Around Us (O Mundo à Nossa Volta).
E foi um esquete polêmico.
Ele foi ao ar no dia 12 de outubro de 1969, no episódio Sex and Violence (Sexo e Violência), da primeira temporada da série.
RATOS
No esquete, o apresentador (Terry Jones) apresenta um programa que investiga o fenômeno dos homens que querem ser ratos. Imagine só, o Monty Python falando em ratos.
O programa é semelhante ao “Panorama”, um programa de entrevistas e reportagens investigativas, transmitido pela BBC.
O entrevistado (John Cleese) fala da sua experiência como um rato: quando ele era um adolescente, ficou bêbado em uma festa e, quando ofereceram queijo pra ele, resolveu experimentar. A partir daí, gradualmente ele passou a aceitar sua identidade de rato.
De repente, você percebe… é isso que você quer ser.
O programa inclui também imagens de homens em fantasias de rato sendo levados para delegacias, manchetes de jornais sobre escândalos envolvendo ratos, demonstrações dos direitos do rato e fotos de “clubes de rato”, onde pessoas realizam encontros vestidas de rato.
FROST
Na versão original do esquete, transmitida pela primeira vez em 1969, Cleese deu o número de telefone do homem-rato como “01-584 5313”.
De acordo com os pythons, o número de telefone era da casa de David Frost, que recebeu um grande número de chamadas irritantes.
Depois dessa, o esquete foi editado, dessa vez mostrando um número de telefone falso.
GAYS
Por fim, o fato explorado é uma paródia da condenação social dos gays nos anos 1960, em um documentário chamado CBS Reports: The Homosexuals.