Reviews

Flying Circus: The Mouse Problem

O esquete The Mouse Problem (O Problema dos Ratos) da série Monty Python Flying Circus mostra um programa chamado The World Around Us (O Mundo à Nossa Volta).

E foi um esquete polêmico.

monty python mouse problem rato 01

Ele foi ao ar no dia 12 de outubro de 1969, no episódio Sex and Violence (Sexo e Violência), da primeira temporada da série.

RATOS

No esquete, o apresentador (Terry Jones) apresenta um programa que investiga o fenômeno dos homens que querem ser ratos. Imagine só, o Monty Python falando em ratos.

O programa é semelhante ao “Panorama”, um programa de entrevistas e reportagens investigativas, transmitido pela BBC.

O entrevistado (John Cleese) fala da sua experiência como um rato: quando ele era um adolescente, ficou bêbado em uma festa e, quando ofereceram queijo pra ele, resolveu experimentar. A partir daí, gradualmente ele passou a aceitar sua identidade de rato.

De repente, você percebe… é isso que você quer ser.

O programa inclui também imagens de homens em fantasias de rato sendo levados para delegacias, manchetes de jornais sobre escândalos envolvendo ratos, demonstrações dos direitos do rato e fotos de “clubes de rato”, onde pessoas realizam encontros vestidas de rato.

monty python mouse problem 02

FROST

Na versão original do esquete, transmitida pela primeira vez em 1969, Cleese deu o número de telefone do homem-rato como “01-584 5313”.

De acordo com os pythons, o número de telefone era da casa de David Frost, que recebeu um grande número de chamadas irritantes.

Depois dessa, o esquete foi editado, dessa vez mostrando um número de telefone falso.

GAYS

Por fim, o fato explorado é uma paródia da condenação social dos gays nos anos 1960, em um documentário chamado CBS Reports: The Homosexuals.

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 42 anos na cara. Às vezes grava vídeos para o canal "Monty Python Brasil" no youtube e às vezes assiste Monty Python na Netflix. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *