• Thiago Meister Carneiro

Terry Gilliam vai Retomar o Projeto Dom Quixote

don-quixote-terry-gilliamNo fim de 1999, Terry Gilliam tentou levar às telas o filme The Man Who Killed Dom Quixote (O Homem Que Matou Dom Quixote, em tradução livre), mas uma maré de azar o fez desistir da ideia.

Agora, quase 15 anos depois, Gilliam anunciou que vai retomar o filme.

PROBLEMAS
Naquela época, as filmagens foram interrompidas por diversos problemas, como a falta da atriz principal (que nunca apareceu no set de filmagem, nem deu satisfação), a hérnia de disco sofrida pelo ator Jean Rochefort (o Dom Quixote) e uma inundação que estragou alguns equipamentos, entre outros.

Esses problemas geraram o documentário Lost in La Mancha, de 2002.

johnny-depp-terry-gilliamGilliam insiste em terminar o filme (que conta com Johnny Depp no elenco): “Acho que é a sétima vez. Sete talvez traga sorte. Vamos ver o que acontece. Na verdade, eu apenas quero fazer e me livrar disso”, desabafou.

A revista Variety, de 5 de setembro de 2010, informou que Gilliam finalizou o roteiro com Robert Duvall como o personagem-título e Ewan McGregor no papel que antes coube a Johnny Depp. Em alguma retomada do projeto, cogitou-se o papel de protagonista à Michael Palin.

Em 2011, Gilliam disse que Ewan McGregor não estava mais envolvido no projeto. Ou seja, ainda está tudo muito confuso.

Confuso, não. É apenas Terry Gilliam!

(com informações de Carla Gomes – Sem Tédio – 18-11-2013)