• Thiago Meister Carneiro

Flying Circus: Os 45 Anos da Inquisição Espanhola

Ontem, exatamente ontem, fez 45 anos que três cardeais muito engraçados e polêmicos vieram ao mundo.

O dia era 22 de setembro de 1970, e foi ao ar o segundo episódio da segunda temporada da série Monty Python’s Flying Circus: “Spanish Inquisition”.

Mas o que tem de tão especial esses três cardeais muito engraçados e polêmicos?

Pois eu lhes explico.

INQUISIÇÃO
O esquete da Inquisição Espanhola (Spanish Inquisition), é um esquete recorrente durante todo o episódio-título. Ele sempre tem alguma ligação com outros esquetes que não são relacionados, em que um personagem menciona a seguinte frase:

“Eu não estava esperando a Inquisição Espanhola”.

Muitas vezes, essa frase vem pela irritação em ser questionado por alguém.

Neste ponto, a Inquisição – que consiste no Cardeal Ximénez (Michael Palin) e seus assistentes Cardeal Biggles (Terry Jones) e Cardeal Fang (Terry Gilliam) – entra na sala de uma forma dramática e se apresenta.

Ximénez, então, grita, dando ênfase à primeira sílaba: “Nobody expects the Spanish Inquisition! (Ninguém espera a Inquisição Espanhola”.

ENROLAÇÃO
Depois de entrar, o Cardeal Ximénez passa a se enrolar no que fala.

Em sua primeira aparição, por exemplo, ele erra na matemática ao listar suas armas:

“A nossa arma principal é a surpresa. A surpresa e o medo. As nossas duas armas são a surpresa e o medo. E eficiência implacável. As nossas três armas são o medo, a surpresa e a eficiência implacável. E uma devoção quase fanática ao Papa. Quatro! Entre nossas quatro armas consta o medo… Vamos entrar outra vez!”

Quando eles entram novamente, Ximénez conta as suas quatro armas, e inclui “E belas fardas vermelhas! Cinco armas!”.

O esquete, então, toma um rumo completamente inesperado e nonsense (é claro!), que vou deixar você tirarem suas próprias conclusões:

Mais Coisas Pythonescas:

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 35 anos na cara. Foi para Camelot, mas desistiu de entrar porque era um lugar muito idiota.