• Thiago Meister Carneiro

Os 8 Cenários mais Legais Usados Pelo Monty Python

Teddington Lock

Você já se pegou perguntando onde ficam as locações dos esquetes da série Monty Python’s Flying Circus?

Eu já.

Foi por isso que o site Londontopia criou um pequeno guia para que os fãs saibam onde ficam tais locações e tenham acesso aos maravilhosos bairros e distritos de Londres, onde a série foi filmada.

Ah, e algumas locações de Londres que apareceram nos filmes também.

Veja Mais Em: Pythoneando XIII – Sobre os castelos do Cálice Sagrado e Bob Dylan

Desde os primeiros dias do Flying Circus até o filme O Sentido da Vida, Londres sempre teve um papel fundamental na história pythonesca, e você encontra todas essas locações aqui logo abaixo:

8. Thorpebank Road, no distrito de Sheperd’s Bush

Essa rua apresenta um local icônico.

De aparência simples, com suas casas geminadas, apareceu pela primeira vez no “Esquete do Novo Fogão” (episódio 1 – temporada 2), mas foi no esquete “O Ministro do Andar Tolo” (episódio 1 – temporada 2) que essa rua ganhou notoriedade.

Claro, pois foi nela que John Cleese dá os seus primeiros passos do andar tolo.

Thorpebank Road

7. canal Teddington Lock

Foi ali que Cleese e Michael Palin se estapearam com peixes no esquete “The Fish-Slapping Dance” (episódio 2 – temporada 3).

Alguns anos depois, Palin voltou a Teddington para filmar um pequeno documentário sobre o esporte peixe-slapping.

Teddington Lock

6. O distrito de Acton

Ali destacam-se dois esquetes.

O primeiro é “Hell’s Grannies” (episódio 8 – temporada 1), onde a High Street mostra o relato de Eric Idle sobre a violência entre gangues, incluindo a ação das “vovós do inferno”, que vandalizam jovens inocentes.

High Street, em Acton

Acton também apareceu no esquete “O Reparador de Bicicletas” (episódio 3 – temporada 1), incluindo a lavanderia onde o personagem de Palin rapidamente troca de identidade, de Sr. F.G. Superman para seu alter ego, o reparador de bicicletas.

5. Hurlingham Park
Um dos esquetes mais memoráveis (e o primeiro esquete do Monty Python que eu assisti) é o “Idiota de Alta Classe do Ano”, uma competição que colocou vários idiotas de alta classe fazendo coisas tolas, como tentar tirar o sutiã de um manequim de loja ou acordar o vizinho batendo a porta de um carro.

A maioria do esquete foi filmado nesse parque, incluindo o estádio e uma estradinha próxima.

Hurlingham Park

4. Hampstead Heath

A maioria das cenas do filme Monty Python em Busca do Cálice Sagrado se passam na Escócia, especialmente no Castelo Doune.

Mas em Londres mesmo encontramos um lugar que foi usado em algumas cenas desse filme.

Hampstead Heath foi usada para servir de locações externas, incluindo a cena em que Rei Artur se aproxima do Castelo Francês e a cena em que Sir Lancelot chega correndo no Castelo do Pântano.

Hampstead Heath

3. Lloyd’s Register of Shipping, na rua Fenchurch

O filme O Sentido da Vida também usou algumas locações londrinas, como no curta-metragem no início do filme, “The Crimson Permanent Assurance”, onde um grupo de funcionários da contabilidade transforma o edifício em que trabalha em um navio pirata, saqueando outras empresas.

O edifício que eles usam fica, na verdade, na rua Fenchurch, e é a sede real da Lloyd’s Register of Shipping, uma sociedade classificadora marítima.

Lloyd’s Register of Shipping

2. Battersea Power Station

Essa usina termelétrica fica na margem sul do Rio Tâmisa, no distrito londrino de Battersea, e ela serviu de cenário para o filme O Sentido da Vida.

No capítulo “Morte”, o personagem de Graham Chapman aparece correndo de um turbilhão de mulheres semi-nuas atrás dele.

O narrador, então, explica que a ele foi dado a chance de escolher como gostaria de morrer.

De repente, as mulheres o alcançam, e ele se joga de cima de um penhasco.

Já a sequência completamente estranha “Encontre o Peixe” foi filmada dentro da usina, mais precisamente numa sala de controle desativada.

1. Porchester Hall

Uma das cenas mais legais e maravilhosas e nojentas e sensacionais é a cena do Sr. Creosote, do filme O Sentido da Vida.

Bem, não é preciso falar muito sobre esse personagem obeso que vomita em tudo, já que é um tanto quanto conhecido.

Vou falar aqui do lugar em que a cena foi filmada, o Porchester Hall, um grandioso salão que fica em Londres.

De acordo com Terry Jones, para fazer essa cena, eles tiveram que selecionar figurantes que usavam roupas baratas, porque sobrou vômito na roupa de todo mundo. Na manhã seguinte depois da cena em que o Sr. Creosote explode e milhares de litros de vômito são arremessados contra as paredes, o lugar estava todo limpo e, dentro de 12 horas, duas pessoas se casaram lá.

Porchester Hall

Muitos locais como casas, ruas, parques ou estacionamentos fazem parte da história do Monty Python, mas encontrar uma lista completa desses lugares pode ser difícil.

O Japão uma vez publicou um guia para os fãs do programa, só que é um guia raríssimo e dificilmente se encontra hoje em dia, mesmo se você souber japonês.