• Thiago Meister Carneiro

“Agora realmente temos que fazer algo engraçado!”

monty01Logo após a coletiva de imprensa dos pythons, o repórter Matthew Stadlen acompanhou os cinco em uma entrevista exclusiva para o Ministro do Andar Tolo jornal The Telegraph.

Acompanhe o relato:

Estamos sentados em uma Mercedes prata, nos afastando da conferência de imprensa onde eles acabaram de anunciar a sua reunião. Na minha frente estão Eric Idle e os dois Terrys, Gilliam e Jones. Estou sendo esmagado por Michael Palin e John Cleese.

Tem sido “um dia terrivelmente longo”, diz Gilliam. Será que eles se sentem como estrelas de rock em turnê? “Não sabemos o que é isso”, responde Cleese.

Idle sugere que os cinco poderiam passar como “a versão geriátrica dos Beatles, onde não somos perseguidos por ninguém”.

COLETIVA
O anúncio do retorno de Monty Python foi filmado por 27 equipes de televisão e transmitido ao vivo em todo o mundo, gerando uma onda de excitação e nostalgia. A esposa de Gilliam, Maggie (a maquiadora da série Flying Circus), estava assistindo a coletiva de imprensa da sala de embarque de um aeroporto na França, em lágrimas.

A esposa de Idle, Tania, estava sintonizada em sua casa, em Los Angeles. “Ela estava gostando”, disse. Gilliam sorriu e disse: “Você tem uma esposa melhor que a minha, então”.

Faz 44 anos desde o primeiro episódio de Monty Python Flying Circus, exibido na BBC One, tarde da noite, mudando a história de comédia para sempre. E faz 24 anos que o sexto membro da quadrilha, Graham Chapman, morreu de câncer. “A pior coisa é quando estamos no ônibus ou metrô e uma garota de vinte e poucos anos oferece seu assento. É tão deprimente”, diz Gilliam.

Monty-Python-siteRETORNO
Há quem diga que a razão deles terem retornado seja resumida em uma palavra: dinheiro.

Terry Jones fez pouco para dissipar essa ideia quando declarou antes da conferência de imprensa: “Espero que o show nos faça um monte de dinheiro. Espero ser capaz de pagar minha hipoteca”. Mas quando lhe pergunto agora, ele conta algo diferente: “Estamos fazendo isso porque os pythons gostam de trabalhar em conjunto”.

A última vez que Idle, Palin e Jones apareceram juntos em público foi no início deste ano, para prestar depoimento no tribunal depois de Mark Forstater, o produtor de Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado, processou o grupo por uma parte dos lucros de Spamalot.

Forstater ganhou o caso e Idle disse que também tiveram que pagar US$ 1 milhão aos advogados. “Agora realmente temos que fazer algo engraçado!”

Veja Mais Em: Produtor Que Processou Monty Python Ganha a Causa

deja-vu-montySHOW
Eu não posso deixar de me perguntar se, depois de todos esses anos, eles têm a mesma verve cômica do início, e Gilliam responde: “Eu não sei. A maior parte do que vamos apresentar é material antigo, e todo mundo está confortável com isso.”

Mas, ele acrescenta: “Vai ser interessante ver o quanto podemos acrescentar; se todo mundo é tão anárquico ou perigoso quanto costumávamos ser quando estávamos fazendo Python”.

Para o novo show, Gilliam vai reprisar o seu papel de animador, criando as projeções surreais gigantes.

Será que vamos ter uma turnê mundial? Pergunto. “Oh, bem… Se funcionar talvez a gente vá para a América”, responde Gilliam. “Eu não sei. Os pythons são muito ruins em planejamentos de longo prazo. Vamos ver como vai ser”.

monty_python
Cleese, Idle, Jones, Palin e Gilliam

FLYING CIRCUS
Todos criavam com perspectivas diferentes para a série Flying Circus. “John e Graham eram bastante irritados. Eric era muito espirituoso e engraçado verbalmente, Terry e eu éramos mais surreais e extravagantes”, contou Gilliam. “Não havia regras. A gente colocava no ar o que queríamos. Um fator importante para o sucesso foi a liberdade artística que a BBC nos deu”.

No entanto, na terceira temporada, a BBC começou a ter algumas “decisões de censura bastante ridículos. Brigamos para termos o direito de dizer ‘masturbação’.”, disse Palin.

Era o esquete da Competição de Resumo de Proust, cujo competidor tinha como hobbies “estrangular animais, jogar golfe e se masturbar. Então eles cortaram a palavra e ficamos com “Meus hobbies são estrangular animais, jogar golfe… uma pausa e uma enorme risada. Então ficou parecendo que a risada era para o fato dele jogar golfe. O que tem de tão engraçado em jogar golfe?”

9d4effd543461666d341ce1a93f91aafEntão, o que queriam estes seis malucos quando começaram a escrever o Flying Circus?

De acordo com Jones, eles estavam tentando subverter a Constituição. “Era tudo muito abafado naquela época, nos anos sessenta. Não podíamos fazer nada, o sistema de classes tinha domínio sobre a sociedade”. Palin diz que se sente sortudo por ter “criativamente” crescido nos anos sessenta. “Estávamos apenas tentando fazer algo que seria muito, muito engraçado e também em um formato diferente de tudo que havia sido feito.”

SENTIDO DA VIDA
Então, qual é o sentido da vida? Idle fez uma pausa. “Bem, eu não acho que essa questão tenha algum significado. Por que deveria ter?”.

O tempo que passei na companhia de Monty Python sugere que eles não perderam sua velha magia, e, em julho, eles terão a chance de provar isso.