O último episódio de Monty Python foi ao ar há 51 anos
No dia 5 de dezembro de 1974, a emissora britânica BBC1 exibiu o último episódio da série Monty Python’s Flying Circus.
Intitulado Party Political Broadcast (on behalf of the Liberal Party), ou “Transmissão Política Partidária (em nome do Partido Liberal)”, o episódio encerrou uma série que alterou o panorama da comédia de esquetes.

Veja mais em: Monty Python divulga vídeo inédito de bastidores da série Flying Circus
O que começou em 1969 terminou não com um final convencional. E sim com uma típica mistura de absurdo, sátira e um pé gigante esmagando a tela.
FINAL
Os seis membros do Monty Python (Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palin) já tinham decidido que a série estava chegando ao fim.
John Cleese tinha saído depois da terceira temporada, querendo se dedicar a outros projetos, deixando os cinco restantes para conduzir a quarta temporada.
E, em 1974, o grupo estava cada vez mais voltado para o cinema, com Monty Python em Busca do Cálice Sagrado já em pré-produção. Além disso, a BBC estava enfrentando restrições orçamentárias.
CRÍTICAS
De acordo com o site Cord Cutters, a audiência foi modesta no começo da série, e a reação da crítica foi mista: alguns críticos a consideraram “nojenta” ou “humor de estudante”.
E ainda teve crítico que chamava o Monty Python de “cabeludos esquerdistas”.
Mas o boca a boca, as exibições em universidades e as transmissões nos Estados Unidos transformaram o Monty Python em um fenômeno global. Quando o episódio final foi ao ar em 1974, o grupo já havia alcançado a imortalidade cult.
Como Michael Palin refletiu em uma entrevista de 2019: “Nunca pensamos que estávamos fazendo história. Só queríamos fazer um ao outro rir – e se o público risse também, seria um bônus”.
COMEMORAÇÃO
Para comemorar, vamos assistir a série Monty Python’s Flying Circus? Em algum lugar, um pé gigante animado certamente está descendo em sinal de aprovação.
