Destaque

Michael Palin: “A falta de contrato está alimentando nossas brigas”

Em uma entrevista para o podcast The Louis Theroux, Michael Palin deu uma ótima dica para quem trabalha com amigos: “Faça um contrato”.

Além disso, ele disse que a abordagem despreocupada e sem contrato do grupo para escrever os esquetes voltou para assombrá-los.

Veja mais em: O que significa aquele vídeo daquelas senhoras aplaudindo?

Ele disse que, a falta de um contrato entre eles está “alimentando brigas sobre quem criou o quê e quem agora colhe os frutos”.

SUCESSO

“Se algo tem muito sucesso, então questões como quem pensou no quê naquele momento tornam-se importantes para as pessoas que trabalharam nisso”, afirmou.

“Não é exatamente um grande problema, mas se você encontrar alguém dizendo: ‘Tivemos essa ideia naquele dia e escrevemos este esquete’, e você sabe claramente que foi você quem teve a ideia original, isso não parece justo”.

BRIGAS

Seus comentários ocorrem após anos de brigas entre os membros do Monty Python, quando Eric Idle, John Cleese e Terry Gilliam entraram em confronto público.

Agora, Michael, há muito considerado o manso pacificador dos Pythons, falou abertamente sobre como esse caos criativo começou. “O problema é que há uma série de esquetes nos filmes e na TV que podem ter sido escritos por Graham Chapman e John Cleese ou eu e Terry Jones ou Eric”, disse ele.

ANDAR TOLO

Michael explicou que tem esquete que é difícil definir quem escreveu. Como, por exemplo, o Esquete do Ministro do Andar Tolo, que “passou por cerca de três ou quatro reescritas diferentes de várias pessoas dentro do grupo”.

De acordo com ele, tinha esquete que alguém dava uma opinião para retirar tal frase, e eles retiraram a frase (ou reescreviam). “Então, os esquetes passaram a ser de coautoria. Mas nunca foi escrito quem fez o quê, não houve contratos”.

Por fim, Michael Palin afirmou que a falta de contratos na série Flying Circus alimentou discussões contínuas sobre quem criou o quê e quem agora colhe os frutos.

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 43 anos na cara. Às vezes grava vídeos para o canal "Monty Python Brasil" no youtube. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *