O que significa aquele vídeo daquelas senhoras aplaudindo?
Uma piada recorrente na série do Monty Python mostrava algum esquete cortando para um vídeo de uma plateia de mulheres idosas aplaudindo, mas sem risadas.
Bem, acontece que essa piada é mais real do que parece.
Veja mais em: Revista divulga esquetes inéditos do Monty Python
De acordo com o livro The First 28 Years of Monty Python, de Kim “Howard” Johnson , o clipe era na verdade “um arquivo de uma reunião do Women’s Institute“.
Michael Palin contou que alguém retirou o vídeo do acervo de filmagens da BBC, mas confessou que “era bem parecido com o nosso próprio público no começo das filmagens”.
PLATEIA
Grande parte da série Monty Python’s Flying Circus foi filmada na frente de uma plateia ao vivo, mas isso não foi escolha deles.
Ian MacNaughton, o diretor da série, explicou que “essa era a política da BBC, ter uma plateia de estúdio”. Só que essa política nem sempre funcionou para o Monty Python.
Enquanto eles se preparavam para filmar o primeiro episódio do programa, em 1969, a multidão que chegava preocupou o grupo.
“Você percebe, Michael, que podemos estar prestes a ser as primeiras pessoas na história a gravar um show de comédia de meia hora sem nenhuma risada?”, John Cleese disse a Michael Palin.
VELHAS
Os membros do Monty Python tinham bons motivos para se preocupar.
Naquela época, a BBC distribuía ingressos para pessoas que tinham tempo livre e estavam interessadas em assistir à gravação de qualquer programa de televisão. Como resultado, o público geralmente era formado por mulheres mais velhas.
Em alguns esquetes, o público ficava em silêncio, com as únicas risadas vindo da então esposa de John Cleese, Connie Booth, e do irmão de Terry Jones, que estavam “lealmente andando pelos corredores da emissora”.
CIRCO
De acordo com Eric Idle, a plateia que ia assistir às gravações do programa Flying Circus era idosa e confusa. “A plateia original consistia em velhinhas que foram de ônibus para a BBC pensando que iriam ver algum tipo de circo”.
O diretor Ian MacNaughton afirmou que os Pythons fizeram uma política de nunca colocar risadas enlatadas nos episódios. “Nós pensamos que, se o público presente no estúdio não gostasse, então os espectadores também não iriam rir”.
“E não há nada pior do que ouvir programas que têm trilhas sonoras de risadas e o público está rindo alto de algo que você mesmo achou totalmente sem graça”
RESULTADO
Conforme a série foi passando, o público do Monty Python se tornou mais estabelecido, e aparentemente eram pessoas que sabiam no que estavam se metendo e finalmente davam risadas.