Morre o diretor de fotografia de “Em Busca de Cálice Sagrado”
Faleceu aos 77 anos o diretor de fotografia Roger Pratt, que trabalhou com o Monty Python no filme Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado.
De acordo com o site The Hollywood Reporter, a British Society of Cinematographers confirmou a morte em uma declaração feita no dia 3 de janeiro.
Apesar disso, eles não especificaram a data ou o local do falecimento, mas informaram que o cineasta faleceu em dezembro de 2024.
Veja mais em: Robert De Niro salvou o filme Brazil de ser descartado
Além de Monty Python, Roger Pratt também trabalhou em Batman (de 1989) e Harry Potter e o Cálice de Fogo (de 2005).
ASSISTENTE
Ao longo de sua carreira, passou a colaborar com Terry Gilliam após se conhecerem no set de Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado, de 1975, onde Pratt trabalhava como assistente de câmera.
Gilliam relembrou o encontro de forma carinhosa: “Estávamos filmando a sequência da Ponte da Morte e precisávamos de uma tomada dramática olhando para a ponte com as montanhas ao fundo. Coloquei a câmera na beira do penhasco, mas a lente não era larga o suficiente. Estávamos muito distantes da estrada, e a luz estava se apagando. Foi terrível”.
SALVAÇÃO
Ele continuou: “Esse cara disse: ‘Me dê um momento’. E, em poucos minutos, enquanto ainda estávamos discutindo, ele desceu a montanha, atravessou o rio, subiu do outro lado, entrou na caminhonete de câmeras, pegou a lente certa e voltou com ela. Colocamos a lente na câmera e conseguimos a tomada. Esse foi o momento em que me apaixonei por Roger, ele nos salvou”.