Destaque 2Notícias

Mel Brooks acusou Monty Python de roubar sua piada

O primeiro encontro entre Mel Brooks e um membro do Monty Python não foi muito amistoso.

E, o pior, Mel Brooks acusou o grupo britânico de roubo de piada.

monty python mel brooks
“Ahhh! Vocês roubaram minha piada!”

Veja mais em: Filme do Monty Python está entre os melhores roteiros

Em 1987, Michael Palin e John Cleese estavam nos Estados Unidos filmando Um Peixe Chamado Wanda. Ao mesmo tempo, Palin estava tentando contratar a esposa de Mel Brooks, Anne Bancroft, para estrelar o filme Uma Lição de Amor (American Friends).

Foi então que Palin encontrou Brooks no refeitório do estúdio. Mas eles começaram com o pé errado.

PERDÃO

De acordo com o diário de Michael Palin, Brooks era “atarracado, com uma barriga firme e leve, sem frescuras”. Ele então insinuou que Monty Python havia roubado algumas de suas piadas.

Mel Brooks olhou para Palin e disse que perdoava o Monty Python por tudo. “Vocês são tão bons. Eu te perdôo por todas aquelas ideias que vocês usaram”.

INQUISIÇÃO

Palin não tinha entendido o motivo de Brooks ter dito aquilo. “Ele está brincando?”, Palin pensou consigo mesmo.

E foi então que Mel Brooks explicou a situação (de uma forma bastante confusa): “A Inquisição Espanhola”, ele disse, acusando o Monty Python de roubo.

CONFUSO

Depois dessa confusão, Palin perguntou para o roteirista Christopher Guest (marido de sua colega de elenco de Um Peixe Chamado Wanda, Jamie Lee Curtis) sobre o encontro. “Chris Guest me contou que Brooks tem uma incapacidade quase patológica de aceitar competição. É tudo sobre o seu próprio mundo”, escreveu Palin em seu diário.

EXPLICAÇÃO

Quanto à implicação de roubo de piada, a explicação é que Brooks escreveu uma cena musical sobre a Inquisição Espanhola no filme A História do Mundo – Parte 1.

E um dos esquetes mais famosos do Monty Python também tem como tema a Inquisição Espanhola.

Veja mais em: Qual foi a inspiração para a Inquisição Espanhola do Monty Python?

RESULTADO

Por fim, todos devemos saber que são duas premissas cômicas muito diferentes. A cena de Brooks é um número musical luxuoso ambientado durante a Inquisição Espanhola. O esquete do Monty Python arrancou risadas do absurdo de que os Inquisidores Católicos existiriam na Grã-Bretanha moderna e torturariam pessoas com estofamento de móveis.

E, o pior, o Esquete da Inquisição Espanhola apareceu na série Monty Python’s Flying Circus em 1970. E o filme de Mel Brooks foi lançado em 1981.

Ou seja, essa acusação de Mel Brooks não faz sentido algum!

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 42 anos na cara. Às vezes grava vídeos para o canal "Monty Python Brasil" no youtube. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *