Destaque 2

A vez em que o Monty Python sofreu um bloqueio criativo

Monty Python é o melhor grupo de humor da atualidade, mas sabia que o grupo já sofreu um bloqueio criativo uma vez?

Sim! Foi por causa disso que eles aceitaram apresentar o espetáculo Ao Vivo no Hollywood Bowl.

bloqueio criativo
O Monty Python no Hollywood Bowl

Veja mais em: Sabia que a piada da Última Ceia foi inspirada num fato real?

Após o sucesso de A Vida de Brian, o grupo rapidamente começou a trabalhar num roteiro de um próximo filme.

Não que eles tivessem uma ideia para um, mas porque a empresária na época alegou que eles “nunca mais teriam que trabalhar” pelo resto de suas vidas se fizessem outro filme.

IDEIA

De acordo com John Cleese, “nós meio que nos sentamos para escrever algo sem realmente ter ideia do que iríamos escrever”.

Os primeiros argumentos incluíam um filme que seria chamado de A Terceira Guerra Mundial, que teria um conflito moderno com soldados vestindo fardas cheias de logotipos de publicidade.

AO VIVO

Foi então que, em 1980, surgiu o convite para eles apresentarem um espetáculo ao vivo no Hollywood Bowl, nos Estados Unidos.

Eles aceitaram e passaram quatro noites como atração principal do famoso local, que eles próprios reverenciavam. “Havia algo sobre se apresentar no Hollywood Bowl que eu acho que fez cócegas em todos nós”, disse Michael Palin.

E ele continuou: “Porque todos nós fomos criados ouvindo discos de pessoas que se apresentaram ‘Ao vivo no Hollywood Bowl’, como Frank Sinatra ou outras grandes bandas de rock”.

Terry Jones observou que foi “uma espécie de festa”, e a vibração descontraída contagiou até mesmo o famoso excêntrico John Cleese. “Eu aproveitei cada minuto e me diverti muito”.

BLOQUEIO

Em uma entrevista à revista Rolling Stone, Cleese admitiu que o bloqueio criativo do grupo foi a motivação secreta por trás dos shows: “O verdadeiro motivo de estarmos nos apresentando no Hollywood Bowl é que estamos absolutamente presos em nosso próximo filme”, ele sussurrou para o repórter.

“Passamos 13 semanas escrevendo, mas simplesmente não temos um tema central. Temos cenas ambientadas em 1980 e 1880, na Inglaterra e na Índia Britânica, mas nada as une. Então, decidi que abandonássemos o projeto por um bom tempo e, quando voltarmos a ele em setembro, talvez tenhamos criado um enredo”.

Ou seja, logo depois eles começaram a ter ideias e escreveram o sensacional O Sentido da Vida!

Veja mais em: Qual é a origem do esquete ‘Four Yorkshiremen’ do Monty Python?

Thiago Meister Carneiro

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 42 anos na cara. Às vezes grava vídeos para o canal "Monty Python Brasil" no youtube. Autor dos livros "A História (quase) Definitiva de Monty Python" e "O Guia da Carreira-Solo dos Membros do Monty Python".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *