• Thiago Meister Carneiro

Terry Gilliam, um Diretor que Nunca Estudou Cinema

terry-gilliam-diretorO site argentino Infobae fez um post citando nove diretores de cinema que nunca passaram pela escola de cinema (e mesmo assim são diretores geniais).

O site começa com Quentin Tarantino, que aprendeu a fazer cinema apenas vendo filmes enquanto trabalhava em uma locadora.

Logo depois, o site cita James Cameron, Stanley Kubrick, Akira Kurosawa e, é claro: Terry Gilliam.

Segundo o python, as escolas de cinema são para bobos. “Viva e aprenda a fazer filmes”.

FILMES DIRIGIDOS POR TERRY GILLIAM
Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado (1975, co-dirigido por Terry Jones);

Jabberwocky (1977);

Os Bandidos do Tempo (1981). Recebeu 5 indicações ao Saturn Awards de Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante (Craig Warnock) e Melhores Efeitos Especiais;

Brazil – O Filme (1985). Recebeu 2 indicações ao Oscar de Melhor Roteiro Original, Melhor Direção de Arte e Cenário. Três Los Angeles Film Critics Association de Melhor Filme, Diretor e Roteiro e dois Prêmios Bafta de Melhor Desenho de Produção e Melhor Efeitos Visuais Especiais;

As Aventuras de Barão de Munchausen (1988). Recebeu 4 indicações ao Oscar de Melhor Cenário, Melhor Figurino, Melhores Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem. 3 Prêmios BAFTA de Melhor Figurino, Melhor Maquiagem Artista, Melhor Desenho de Produção e um BAFTA Award de Melhores Efeitos Especiais. 3 fitas de prata atribuídas pelo Sindicato Nacional Italiana de Jornalistas de Cinema de Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Desenho de Produção. 4 indicações ao Saturn Awards de Melhor Filme de Fantasia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Melhores Efeitos Especiais e Hugo Award de Melhor Apresentação Dramática;

O Pescador de Ilusões (1991). Recebeu 4 indicações ao Oscar de Melhor Ator (Robin Williams), Melhor Direção de Arte, Cenário, Melhor Música, Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Escrito para a Televisão. 2 Globos de Ouro de Melhor Performance de um Ator em Comédia/Musical (Robin Williams), Melhor Performance de uma Atriz Coadjuvante em um filme (Mercedes Ruehl). 2 indicações ao BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante (Amanda Plummer) e Melhor Roteiro Original.

Os 12 Macacos (1995). 2 indicações ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt) e Melhor Figurino. Globo de Ouro de Melhor Performance de um Ator Coadjuvante em um Filme (Brad Pitt).

Medo e Delírio em Las Vegas (1998). Seleção Oficial de Cannes.

Os Irmãos Grimm (2005). Seleção Oficial do Festival de Veneza.

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus. 2 indicações ao Oscar de  Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte. 2 indicações ao BAFTA de Melhor Desenho de Produção e Melhor Maquiagem e Cabelo. Nomeação de Melhor Filme de Fantasia pelo Costume Designers Guild of America. Eleito o Melhor Filme de Fantasia do Ano pelos leitores da revista Total Sci-Fi Online.

O Teorema Zero (2013).

(com informações de Infobae – 17-09-2013)

Mais Coisas Pythonescas:

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 35 anos na cara. Foi para Camelot, mas desistiu de entrar porque era um lugar muito idiota.