• Thiago Meister Carneiro

Flying Circus: Como Reconhecer um Maçom

esquete arquitetos monty python john cleeseNo dia 20 de outubro de 1970, foi ao ar “The Buzz Aldrin Show” (episódio 4 da segunda temporada), da série Monty Python’s Flying Circus.

Um dos esquetes memoráveis desse episódio (tá, na verdade não é apenas um, mas dois)…

Dois dos esquetes memoráveis desse episódio são “A Esquete dos Arquitetos (Architects Sketch)” e “Como Reconhecer um Maçom (How to Recognize a Mason):

GUMBYS
O esquete é introduzido por um grupo de Gumbys que gritam “O Esquete dos Arquitetos”. Até que o Sr. Tid (Chapman), que está em seu escritório, manda eles se calarem.

Eles, então, começam a gritar “Desculpe!”, e o Sr. Tid joga um balde d’água neles.

esquete arquitetos monty python jonesA câmera mostra, então, o Sr. Tid em seu escritório com dois senhores (Palin e Jones). Em uma mesa perto da janela estão maquetes arquitetônicas de dois prédios.

O primeiro arquiteto a explicar sua maquete é o Sr. Wiggin (Cleese), que descreve as características do seu projeto neo-georgiano. Em seguida, explica que os inquilinos que entram no prédio são levados por uma esteira para uma seção com lâminas rotativas.

Acontece que o Sr. Wiggin projeta matadouros e não entendeu a atitude dos senhores (Palin e Jones) para os seus inquilinos.

Quando o Sr. Wiggin não consegue convencê-los a aceitar o seu design, ele se lança em um longo discurso contra o “lixo não-criativo” daqueles senhores com seus cumprimentos maçônicos.

esquete arquitetos monty python chapmanQuando eles continuam rejeitando o seu projeto, ele imediatamente implora para ser aceito como um maçom, porque a “maçonaria abre portas”.

INCÊNDIO
Depois que Wiggin sai, entra o Sr. Leavey (Idle), que descreve as características fortes e seguras do seu projeto.

De repente, a maquete quebra em dois pedaços e pega fogo, satirizando a queda do edifício Ronan Point, que desabou em 1968, em Londres. Essa cena foi acompanhada por uma legenda explicativa: “sátira”.

Os senhores decidem que, desde que os inquilinos sejam magros e sedentários, não haveria necessidade de fazer alterações caras nesse projeto. Depois de ter sido aceito, a maquete explode.

Os senhores apertam a mão do Sr. Leavey de forma esquisita. Wiggin (Cleese) reaparece na porta e diz ao público: “Isso abre portas, eu estou dizendo a você”.

MAÇONARIA
É aí que o esquete Como Reconhecer um Maçom tem início.

Nele, os maçons são mostrados em comportamentos bizarros, como saltando pela rua com as calças abaixadas.

Ou então, um maçom só de cueca usando um chapéu com chifres de veado, no ponto de ônibus (esse da foto).

Finalmente, segue-se uma animação em que o locutor tenta “curar” um maçom através de psicoterapia comportamental, em que a cada resposta correta ele é recompensado com a foto de uma mulher nua.

O locutor pergunta ao sujeito se ele gostaria de desistir de ser maçom, mostrando-lhe a imagens de nudez diversas vezes como incentivo. Quando o maçom diz “Não”, o locutor esmaga-o com um martelo gigante.

Mais Coisas Pythonescas:

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 35 anos na cara. Foi para Camelot, mas desistiu de entrar porque era um lugar muito idiota.