• O Ministro do Andar Tolo

Retrospectiva 2013

O Ministro do Andar Tolo foi ao ar em caráter experimental no dia 18 de janeiro de 2013.

Mas foi no dia 6 de fevereiro que, junto da página no Facebook, começamos a trabalhar com o site como ele bem merece.

Para esta retrospectiva, selecionamos, então, as notícias mais marcantes que saíram no site durante o ano de 2013. As notícias mais pythonescas possíveis!

JANEIRO

18 – Integrantes do Monty Python se reúnem para novo filme. Foi a primeira notícia sobre um possível retorno dos pythons ainda vivos.

capacete-cavaleiro-elmo21 – Monty Python e a Santa Venda: John Cleese vende adereços de TV e cinema para financiar milhões de libras do seu divórcio. Por culpa do divórcio da terceira esposa, Cleese passou a vender alguns materiais de Monty Python.

23 – Teatro pede entregas extras de cervejas Monty Python. Cada funcionário do Teatro Playhouse, em Londres, teve que se virar em cinco para dar conta de servir os fãs, na ocasião da apresentação do musical Spamalot.

27 – Quer tornar-se um cidadão britânico? Melhore seus conhecimentos em Monty Python. O Ministério do Interior inglês criou um teste para estrangeiros que pretendem fixar-se permanentemente no Reino Unido. E esse teste inclui perguntas sobre Monty Python.

FEVEREIRO

5 – Eric Idle recusa convite do Dancing With The Stars. Equivalente ao “Dança dos Famosos”, Idle não quis saber, e ainda fez graça no twitter: “O fato de terem me chamado quer dizer que estão desesperados?”

eric-idle-twitter

14 – John Cleese faz piada com tragédia no twitter. O paratleta sul-africano Oscar Pistorious estava sendo acusado de matar a namorada. Então, John Cleese tuittou que “A defesa de Oscar será dizer que ele estava absolutamente sem pernas na hora”. Até aí tudo bem, levando em conta que “estar sem pernas” é um ditado popular usado por quem quer se safar de alguma situação. Só que ele usa próteses nas pernas. Isso deu o que falar!

22 – O escândalo das carnes de cavalo pegou Monty Python de jeito! Sobre o escândalo das carnes de cavalo encontradas em lasanhas vendidas na Europa, Eric Idle tuitou: “Eu encontrei um pouco de carne de cavalo em minhas piadas esta manhã”.

MARÇO

1 – Não basta ser o chefão da Tesla Motors, tem que ouvir Monty Python. Uma repórter visitou o diretor da empresa Tesla Motors, que mostrou o inovador sistema de som, que ele afirma tocar qualquer música do mundo. É então que, entre milhões de músicas que ele poderia escolher, pediu “Cheese Shop”, do álbum The Monty Python Matching Tie and Handkerchief.

quentin-tarantino4 – O único filme que Quentin Tarantino sentiu nojo foi do Monty Python. Tarantino disse que, apesar de estar acostumado com cenas com muito sangue jorrando, cabeças decepadas e membros estirpados, ficou com muito nojo da cena com o Sr. Creosote, no filme O Sentido da Vida.

12 – E se John Cleese não tivesse entrado no Monty Python? “Provavelmente eu teria ficado com o meu plano original de me formar e tornar-me um contabilista, talvez um advogado. Compraria uma bela casa no subúrbio, com uma boa esposa e filhos, e me filiaria no country club. E então eu teria me matado”.

20 – Vocalista do Jethro Tull conta de quando investiu em Monty Python. Ian Anderson contou que foi um investidor do filme Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado. “Vejo as declarações de royalties a cada ano, e é impressionante como que tem persistido ao longo dos anos”.

21 – John Cleese está vendendo os móveis da sua casa em Mônaco. Quer comprar? Além dos adereços usados na série Flying Circus e nos filmes do Monty Python, Cleese pôs à venda os móveis de sua casa em Mônaco por “preços muito baixos”.

nicobobinus_buch

27 – Portugal sedia debate “O humor e religião”, com o filme “A Vida de Brian”. Segundo o Teatro Municipal de Guarda, A Vida de Brian “é talvez a sátira mais inteligente sobre a religião e a vida de Jesus Cristo alguma vez feita”.

28 – Festival de teatro abre com peça inspirada em livro de Terry Jones. A adaptação de “Nicobobinus”, livro infantil escrito por Terry Jones, abriu o festival Greenwich Children’s Theatre Festival.

ABRIL

1 – “Fizemos tudo o que nos disseram que não poderíamos fazer”, disse Michael Palin em uma entrevista a um jornal norueguês.

2 – Finalmente Teremos O Retorno De Monty Python? Mais uma vez, rumores traziam à tona o mistério em torno de um possível retorno do grupo. Desta vez, Cleese deixou escapar algumas palavras sobre isso no festival de comédia de Aspen.

planes-bulldog-cleese9 – John Cleese vai dublar um avião no novo desenho da Disney. Os estúdios Disney anunciaram Cleese como a voz do personagem Bulldog, no longa-metragem Aviões.

15 – Porto Alegre Sedia Mostra de Filmes de Monty Python. As sessões contaram com os três filmes do grupo: Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado, A Vida de Brian e O Sentido da Vida.

24 – A Frase Mais Famosa Do Cavaleiro Negro Está Entre As 100 Citações de Filmes de Todos Os Tempos. O site da rádio Wtop fez uma seleção com as 100 citações de filmes de todos os tempos. Em 76° lugar, ficou “It’s only a flesh wound (É só uma ferida superficial)”, dita pelo Cavaleiro Negro no filme Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado.

26 – Criação Pythonesca É Uma Das 10 Melhores Palavras Que A Internet Nos Deu. O site gulfnews.com listou as 10 melhores palavras que a internet nos deu, e uma delas é o termo Spam que, segundo o site, é o presente mais duradouro da série Monty Python Flying Circus.

29 – Black Sabbath Se Aquece Curtindo Monty Python. Tom Larkin, baterista da banda neozelandeza Shihad, revelou que o Black Sabbath ouve as músicas de Monty Python durante o aquecimento para os shows.

MAIO

2 – John Cleese Foi Sugerido Para Ilustrar A Nota De 5 Libras. O Banco da Inglaterra anunciou que a população poderia sugerir nomes para ilustrar a nota de 5 libras. Um dos nomes sugeridos foi o de John Cleese, mas infelizmente perdeu para Winston Churchill.

15 – Desculpem-Nos Pela Quantidade De Seios, Dizem Os Criadores De A Autobiografia De Um Mentiroso. O jornal tcheco Regiony publicou uma entrevista com os produtores do novo filme de Monty Python: A Autobiografia de um Mentiroso, Ben Timlett, Jeff Simpson e Bill Jones (filho do Python Terry Jones).

mentiroso

16 – Terry Jones Vai Receber Título Honorário Da Mais Antiga Universidade Da Escócia. Jones foi homenageado com um título honorário pela Universidade de St. Andrews. A Universidade emitiu uma nota dizendo estar honrando “pessoas ilustres nas artes, música e ciência”.

17 – Terry Jones Brinca E Diz Estar “Verde De Inveja” Pelo Prêmio Do Amigo. No dia 12, Michael Palin foi homenageado com o Bafta Fellowship no Royal Festival Hall em reconhecimento pelas suas realizações em uma carreira de quase cinco décadas.

jupiter ascending18 – Terry Gilliam Vai Participar Do Novo Filme Dos Irmãos Wachowski. Gilliam afirmou que está em “um pequeno, mas vital papel”. Essa é a primeira vez que ele participa de uma obra que não é sua.

20 – John Cleese Descobriu Que Viver No Exterior Não É Brincadeira. Quando Cleese e sua quarta esposa, Jennifer Wade, deixaram a sua casa em Mônaco, criaram muita especulação. “Sim, agora estamos de volta em Londres permanentemente. Viver no exterior não é brincadeira”.

21 – Eric Idle Discursa Na Formatura De Sua Filha. O colégio também deu a Idle o título de doutor honorário em Ciências Humanas. “A vida tem um enredo muito simples. Primeiro você está aqui, e então você não está. Então lembre-se: a vida é muito curta. A vida pode ser muito agradável, portanto, aprecie a vida”.

22 – Michael Palin Celebra Centenário De Escola Em Que Seu Avô Participou Da Inauguração. Seu avô, o Dr. Edward Palin, participou da cerimônia de inauguração da escola, em 21 de Maio de 1913.

JUNHO

4 – O Roteiro Do Novo Filme do Monty Python Já Está Pronto! Escrito por Terry Jones, o filme “Absolutely Anything (Absolutamente Tudo)”, já está pronto.

 7 – A Vida De Brian É Uma Das 10 Comédias De Todos Os Tempos. Para o crítico de cinema inglês Robbie Collin, essa “sátira alucinatória sobre religião provocou protestos em todo o país logo em seu lançamento: um lembrete salutar de que a comédia pode ser ainda mais poderosa e ameaçadora do que o drama”.

vida-de-brian

14 – Michael Palin Apoia Campanha Para Salvar Museu. “Como alguém que passou a vida tanto assistindo quanto fazendo filmes, parece inconcebível que alguém esteja considerando o fechamento de uma instalação com três telas soberbas”, declarou Palin.

21 – Divulgado Primeiro Pôster do Novo Filme de Monty Python! Circulou por sites ingleses o que seria o primeiro pôster do filme Absolutamente Tudo.

absoluteanythingbigyelposterfirst1

25 – Michael Palin Vai Dar Aula Numa Escola do Canadá. Os alunos de uma escola de ensino fundamental receberam Michael Palin para uma aula de geografia canadense.

JULHO

1 – “Every Sperm Is Sacred” é uma das 17 Melhores Músicas Sobre Esperma. Segundo o site AV Club, “É uma crítica ácida a alguns dos princípios fundamentais (e contradições) do catolicismo”.

2 – Michael Palin Vai Atuar em Drama Ambientado na Primeira Guerra Mundial. A BBC afirmou que Palin está escalado para The Wipers Times, baseado na história de um jornal produzido por soldados em batalha.

neil-gaiman_terry-gilliam3 – Terry Gilliam e Neil Gaiman: Coisa Boa Pode Vir Por aí! Uma entrevista com o escritor Neil Gaiman deixou algumas pistas de que a adaptação de Good Omens (“Belas Maldições”, em tradução livre) pode acontecer o mais rápido que pensamos.

5 – Produtor Que Processou Monty Python Ganha a Causa. O produtor do filme “Monty Python Em Busca do Cálice Sagado”, Mark Forstater, obteve uma vitória judicial sobre o grupo por uma fatia maior dos direitos do musical Spamalot, baseado no filme.

papagaio-always

10 – Papagaio Assobia Música do Filme A Vida de Brian. O site do jornal grego News247 publicou uma pequena matéria sobre um papagaio que assobia “Always Look on the Bright Side of Life”, do filme A Vida de Brian.

15 – Green Day Encerra Festival Com Música de Monty Python. No festival espanhol Bilbao BBK Live, a banda encerrou seu show com vários covers, entre eles, Always look on the bright side of life.

19 – Divulgadas As Primeiras Cenas do Novo Filme de Terry Gilliam. O público da Comic-Con teve o prazer de ver 10 minutos do novo filme de Terry Gilliam, “The Zero Theorem”, uma ficção científica estrelada por Christoph Waltz.

24 – Filme de Terry Gilliam Pode Virar Série. O canal a cabo SyFy anunciou para 2014 a produção do filme Os 12 Macacos, de Terry Gilliam.

disco-the-parakeet25 – Disco, o Periquito Pythonesco. Ele tenta e tenta. Até que, finalmente, consegue falar “Ninguém espera a Inquisição Espanhola”. O vídeo foi acessado por mais de 340 mil pessoas.

29 – A Espanha Tem Um Ministério da Saúde Tola. O jornal LaVanguardia comparou o esquete O Ministro do Andar Tolo com a Ministra da Saúde da Espanha, que, ao ser indagada como ficam as lésbicas, foi enfática: “A falta de macho não é um problema médico!”

31 – Quem Influenciou Sacha Baron Cohen? Adivinhem! “Eu tinha 16 anos quando meu irmão me levou para ver A Vida de Brian. Se alguém me perguntar porque eu sou louco, agora todos já sabem: isso é culpa de Monty Python! Essa é a prova de que filmes podem influenciar pessoas.”

AGOSTO

warwick-davis2 – Warwick Davis Estará em Spamalot. “Você nunca será realmente levado a sério como ator até que tenha feito uma peça de teatro. Foi por isso que eu agarrei a oportunidade de interpretar Patsy em Spamalot”.

12 – A Reunião Dos Pythons Não Vai Mais Acontecer? John Cleese disse que a reunião dos Pythons está parada. Segundo ele, seria “muito difícil geograficamente de acontecer”.

15 – John Cleese Está Preparando A Sua Autobiografia. “O único problema é ter que ficar muito calmo para conseguir escrever. Apenas tenho que me livrar de todas as interrupções, e minha vida tem sido cheia de interrupções nos últimos meses”.

21 – “Não Lutar Por Camilla É Um Dos Maiores Arrependimentos De Minha Vida”. Durante anos, John Cleese escondeu um segredo revelado a pouco tempo: sua filha Camilla era viciada desde os 11 anos.

American Idol Final Four Contestants attend The Beatles 'Love'

31 – Morre David Frost. Ele foi um jornalista britânico que criou a série The Frost Report, que pode ser considerado o embrião do Monty Python.

SETEMBRO

Bri_as_God_Spamalot_690x474

3 – “É Uma Ideia Muito Idiota!”, Disse Gilliam. Sobre a série baseada em Os 12 Macacos, Gilliam disse que não está sabendo de nada: “Isso é simplesmente ridículo. Essa série não tem nada a ver e ninguém entrou em contato comigo”.

9 – Brian May Será Deus Em Spamalot! “A oportunidade de brincar de Deus tem que ser algo que você não pode deixar passar. Amo Monty Python! Spamalot é um show maravilhoso e eu recomendo a todos vê-lo pelo menos cinco vezes”.

12 – Um Trailer Moderno Do Filme “Em Busca do Cálice Sagrado”.

 16 – John Cleese Anuncia Venda de Obras de Arte. “Um monte de obras de arte que estou dando apenas não se encaixa com o gosto de Jennifer”, disse. “Ela queria algo novo”.

19 – Terry Gilliam, Um Diretor Que Nunca Estudou Cinema. Segundo o python, as escolas de cinema são para bobos. “Viva e aprenda a fazer filmes”.

20 – O Novo Filme Vai Sair No Próximo Ano! “O novo filme do Monty Python Absolutamente Tudo vai sair no próximo ano. Tenho escrito isso há 20 anos. Trata-se de um homem que um dia acorda com poderes mágicos, mas tive de abandonar o projeto em 2003, quando saiu o filme Todo-Poderoso, com Jim Carrey”, disse Terry Jones.

24 – A Vida de Brian Também Ganhou um Trailer Moderno.

OUTUBRO

9 – O músico BNegão Conta Como Foi Conhecer Eric Idle. “Durante as Olimpíadas, a galera do Brasil não tinha reconhecido e eu falei: ‘caralho, aquele lá é o maluco do Monty Python’. Ficamos conversando um pouquinho e dali a pouco chegou o Seu Jorge, emprestou o vilão, ele toca para caramba”.

11 – A BBC Quase Apagou As Fitas do Flying Circus. A BBC quase apagou vários programas de seus arquivos: Doctor Who, Top of the Pops (com a performance dos Beatles) e a série Monty Python’s Flying Circus, entre outros. A sorte é que Terry Gilliam ficou sabendo disso, correu lá e, gentilmente os salvou.

NOVEMBRO

johnny-depp-terry-gilliam18 – Terry Gilliam Vai Retomar Dom Quixote. Uma maré de azar fez Gilliam desistir do projeto, em 1999. Agora, quase 15 anos depois, ele anunciou que vai retomar o filme.

19 – Monty Python Vai Anunciar Um Novo Projeto! Saiu na imprensa britânica – e espalhou-se mundo afora – a notícia da reunião do Monty Python para algum novo projeto.

20 – Idle Posta Foto da Reunião dos Pythons. Em seu twitter, Idle postou uma foto da reunião dos pythons, aumentando a curiosidade.

reunic3a3o-python

21 – O Retorno de Monty Python: Uma Apresentação Ao Vivo! Enfim, a grande dúvida se dissipou: Monty Python vai fazer um novo show ao vivo! O anúncio foi feito numa coletiva de imprensa no Playhouse Theatre, em Londres.

26 – Ingressos Para o Novo Show Se Esgotaram em 43 Segundos. Demorou apenas 43,5 segundos para que os ingressos do show de Monty Python se esgotassem. Menos de uma hora depois das vendas, os produtores decidiram fazer mais quatro apresentações. Não deu outra: no final do dia os ingressos para os shows extras também esgotaram.

29 – Sabe de Quem Foi a Ideia do Retorno de Monty Python? “Os criadores de South Park, Matt Stone e Trey Parker, nos uniram. Eles vieram até nós e sugeriram que deveríamos ficar juntos e fazer algo juntos novamente. Isso é o que despertou o nosso interesse no show”, contou Jones.

DEZEMBRO

3 – Michael Palin Quer Morrer Durante Um Esquete. “Se eu morresse no meio de um esquete com os Pythons seria uma ótima maneira de ir”.

5 – O Teorema Zero Já Tem Data de Estreia no Brasil. O novo filme de Terry Gilliam deve chegar ainda no primeiro semestre de 2014.

simon-pegg-monty-python11 – Simon Pegg no Novo Filme de Monty Python! “Para uma pessoa cuja formação em comédia foi imensamente influenciada por Monty Python, a oportunidade de trabalhar com Terry revelou-se uma dádiva. Conhecer os nossos heróis é uma coisa, mas poder trabalhar com eles é algo completamente diferente”.

25 – Uma Bela Canção de Natal. Em 2011, Eric Idle compôs a bela canção natalina Fuck Christmas. Para quem entende um pouco de inglês, vai compreender o nível crítico da música e não vai ficar chocado, afinal de contas, é Monty Python! Para quem não entende nada de inglês, saiba que a canção fala que o natal é um desperdício de tempo, e que os papais noéis não passam de barbudos bastardos e gordos tocando sinos. (Isso é cantado de uma forma não muito carinhosa).

E que ano que vem venha mais e mais!!