• Thiago Meister Carneiro

Palin Contra a Pena de Morte na Bielorrússia

Palin-bielorrussiaUm grupo de atores do teatro britânico, incluindo Michael Palin, Jude Law e Stephen Fry, pediu à União Europeia para fortalecer a pressão sobre o regime do presidente da Bielorrússia Alexander Lukashenko.

A campanha “Dane-se Realpolitik” está enviando cartas para a liderança da UE pedindo a reabilitação de presos políticos, além de exigir explicação para os desaparecimentos de políticos e empresários, bem como a abolição da pena de morte no país.

Além dos atores, também estão engajados nessa campanha o dramaturgo Tom Stoppard e o guitarrista dos Rolling Stones Ronnie Wood.

“A tarefa desses artistas socialmente conscientes está forçando os políticos a prestarem contas não só para os bielorrussos, mas para todo o mundo, sobre as violações dos direitos humanos”, destacou uma das manifestantes, Natalla Kaliada, que, junto com seu marido, vive exilada no Reino Unido.

A Bielorrússia é o único país europeu onde a pena de morte ainda existe. Segundo a ONU, entre 2010 e 2012 foram realizadas cinco execuções.