• Thiago Meister Carneiro

Flying Circus: As Vovós Arruaceiras

No dia 7 de dezembro de 1969, o Monty Python Flying Circus levou ao ar o episódio Full Frontal Nudity (episódio 8 – temporada 1)

O último esquete desse episódio chama-se “Hell’s Granies”, e conta a história de um grupo de motoqueiras composto apenas por avós.

Veja Mais Em: Aprendi com meus filhos: Assistir Monty Python

Só que essas avós não lembram em nada avós fofinhas e queridas. Essas avós são arruaceiras, sempre prontas para arranjar encrenca e praticar vandalismo.

MOTOQUEIRAS
O grupo das avós faz uma clara alusão ao moto clube “Hell’s Angels”, famoso por seus integrantes pilotando motos Harley Davidson e envolto em controvérsias.

Segundo o jornal New York Times, o FBI classifica o grupo como um dos “quatro grandes grupos de motocicletas a combater”.

Eric Idle: “Essa é uma cidade amedrontada. Por essas casas, por essas ruas, o medo predomina. Medo de um novo tipo de violência que está aterrorizando a cidade”

Então, a câmera mostra dois jovens vestindo jaqueta preta e calça jeans, aludindo a ideia de que os dois fazem parte de alguma gangue que está aterrorizando a cidade.

Mas, então, o espectador tem a primeira quebra de expectativa: os dois jovens são agredidos por senhoras, que batem neles com suas bolsas, e logo saem correndo.

Eric Idle: “Sim, gangue de velhinhas atacando jovens indefesos”

Logo depois, em clima noir, as velhinhas aparecem caminhando pela calçada, empurrando os transeuntes, enquanto jovens dão depoimentos sobre elas.

Terry Jones: “Sim, aqui costumava ser uma bela vizinhança antes da chegada dessas velhinhas”

(agradecimentos ao Clark Cesar pelas legendas)

CHÁ
Mas uma das cenas mais marcantes de todo o esquete é quando elas estão pichando o que parece ser um tapume, e chega um policial e as manda parar.

A câmera mostra que elas picharam: “Make tea, not love”. Essa frase é uma alusão ao famoso slogan pacifista “Make love, not war”, criado durante o movimento de contracultura dos anos 1960.

Essa foi uma brincadeira do Monty Python, que juntou o famoso slogan com a tradição britânica de beber chá.

Curiosidade pertinente: Podemos ver também as letras “QPR” pichadas no tapume. Essas letras remetem ao time inglês Queens Park Rangers, conhecido por ter uma das torcidas mais comportadas do mundo (e a última coisa que os torcedores fariam seria pichar)

DEPOIMENTOS
O esquete segue para situações cada vez mais nonsenses, mostrando outros tipos de gangues que agem na cidade, como a Gangue dos Bebês Raptores.

Literalmente, uma gangue de bebês (pythons usando fraldas) que sequestram pessoas.

Mulher: “Eu apenas deixei meu marido aqui fora enquanto fazia compras, e quando voltei, ele havia sumido. Ele tinha apenas 47 anos”

Até que aparecem gangues cruéis de sinais de “mantenha à esquerda”.

Finalmente, o coronel (Graham Chapman) aparece e manda o esquete parar porque já está ficando muito bobo.

Curiosidade pertinente 2: A mulher que aparece dando depoimento é a atriz Rita Davies, que interpretou a esposa do históriador, no filme “Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado”, além de “O Código Da Vinci”

Rita Davies em três momentos: no esquete “Hell’s Grannies”, no filme “Em Busca do Cálice Sagrado” e no filme “O Código Da Vinci”

Mais Coisas Pythonescas:

Jornalista e Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 35 anos na cara. Foi para Camelot, mas desistiu de entrar porque era um lugar muito idiota.