• Thiago Meister Carneiro

Flying Circus: The Mouse Problem

monty python mouse problem rato 01O esquete “The Mouse Problem (O Problema dos Ratos)”, mostrou um programa chamado “The World Around Us (O Mundo à Nossa Volta)”, e foi um esquete polêmico.

Ele foi ao ar no dia 12 de outubro de 1969, no episódio “Sex and Violence (Sexo e Violência)”, da primeira temporada da série Monty Python’s Flying Circus.

RATOS
No esquete, o apresentador (Terry Jones) apresenta um programa que investiga o fenômeno dos homens que querem ser ratos.

O programa é semelhante ao “Panorama”, um programa de entrevistas e reportagens investigativas, transmitido pela BBC.

O entrevistado (John Cleese) fala da sua experiência como um rato: quando ele era um adolescente, ficou bêbado em uma festa e, quando ofereceram queijo pra ele, resolveu experimentar. A partir daí, gradualmente ele passou a aceitar sua identidade de rato.

“De repente, você percebe… é isso que você quer ser”

monty python mouse problem 02O programa inclui também imagens de homens em fantasias de rato sendo levados para delegacias, manchetes de jornais sobre escândalos envolvendo ratos, demonstrações dos direitos do rato e fotos de “clubes de rato”, onde pessoas realizam encontros vestidas de rato.

FROST
Na versão original do esquete, transmitida pela primeira vez em 1969, Cleese deu o número de telefone do homem-rato como “01-584 5313”.

O número de telefone era da casa de David Frost (veja mais sobre ele aqui), que recebeu um grande número de chamadas irritantes.

Depois dessa, o esquete foi editado, dessa vez mostrando um número de telefone falso.

GAYS
O fato explorado é uma paródia das vidas secretas e da condenação social dos gays nos anos 1960, em um documentário de 1967, chamado CBS Reports: The Homosexuals.

Mais Coisas Pythonescas:

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 35 anos na cara. Foi para Camelot, mas desistiu de entrar porque era um lugar muito idiota.