• Thiago Meister Carneiro

Monty Python Ao Vivo no Hollywood Bowl

ao-vivo-no-hollywood-bowlLançado em 1982, Monty Python Ao Vivo no Hollywood Bowl mostra a apresentação ao vivo do grupo em Hollywood, que incluiu vídeos filmados para o especial alemão Fliegender Zirkus.

O filme é estrelado por todos os seis membros do Monty Python, com Carol Cleveland em papéis coadjuvantes e canções de Neil Innes.

Embora a maioria do show contenha esquetes da série de TV, os roteiros não são idênticos aos vistos na televisão. A apresentação também inclui alguns esquetes de programas que antecederam o Flying Circus, incluindo “The Four Yorkshiremen”, que data de 1967, do programa At Last Show 1948.

Clique aqui para ler o roteiro do filme (em inglês).

FICHA TÉCNICA:
Dirigido por Terry Hughes

Escrito por Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones e Michael Palin

Material adicional: Tim Brooke-Taylor, Marty Feldman, Angus James, David Lipscomb, Starring Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin, Carol Cleveland e Neil Innes

Música de Ray Cooper, John Du Prez, Neil Innes, Terry Jones, Michael Palin, Fred Tomlinson, Terry Gilliam e Eric Idle

Distribuído por Columbia Pictures

Duração: 77 minutos

01ESQUETES
Sit on My Face (Sente-se no Meu Rosto), uma paródia irreverente de “Sing as we go”, de Gracie Field. Presente no álbum de Monty Python’s Contratual Obligation Album, cantado por Cleese, Chapman, Gilliam e Jones em trajes de garçom, porém, de bunda de fora.

01

‘Bomber’ Colin Harris. Chapman é o seu próprio adversário numa luta-live. Esta é uma peça mímica que remonta aos dias de Chapman na faculdade.

Never Be Rude To An Arab (Nunca Seja Rude Com Um Árabe). Jones canta uma música anti-racismo, mas cheia de expressões degradantes. Este esquete tem duas partes em diferentes pontos do show. Na primeira parte, ele explode e é arrastado para fora do palco por Kim Johnson vestida como um sapo. Na segunda, ele explode e é arrastado por Johnson vestida como uma árvore de Natal.

02The Last Supper (A Última Ceia). Michelangelo (Idle) defende o seu projeto d’A Última Ceia contra as objeções do Papa (Cleese). Foi escrito originalmente para o Flying Circus por Cleese e Chapman, mas de alguma forma, nunca entrou no ar. O esquete é baseado em um incidente histórico envolvendo o pintor renascentista Paolo Veronese.

Sily Olimpicus (Olimpíadas Tolas). Em vídeo, atletas competem em eventos esportivos absurdos das “Olimpíadas Tolas”, um evento tradicionalmente realizado a cada 3,7 anos. Os eventos incluem a prova de 100m para corredores com nenhum senso de direção, onde os corredores correm em todas as direções possíveis. A prova de 1500m para surdos. Eles não se movem, pois não ouvem o tiro de largada. O Freestyle 200m para não-nadadores. No apito inicial, todos eles pulam na água e afundam. A maratona para aqueles com bexigas extremamente fracas. Neste, os corredores param a cada dois metros para ir ao banheiro. O Steeplechase 3000m para pessoas que pensam que são galinhas. Neste, os corredores imitam galinhas.

02Bruce’s Philosophers Song. Professores do Departamento de Filosofia da Universidade de Woolloomooloo jogam latas de cerveja Foster à plateia e começam a cantar The Philosopher’s Song, detalhando os hábitos de consumo alcoólicos de grandes pensadores da história.

The Ministry of Silly Walks (O Ministério do Andar Tolo). Palin tem dificuldades em conseguir financiamento para o seu andar (apenas um pouco) tolo.

Camp Judges. Juízes britânicos (Idle e Palin) comportam-se de forma não convencional fora do tribunal.

01World Forum (Fórum Mundial). Importantes figuras históricas socialistas são convidadas para um programa de perguntas sobre futebol, apresentado por Idle.

I’m The Urban Spaceman. Neil Innes relembra a Bonzo Dog Doo-Dah Band, em que Carol Cleveland é a dançarina, mas constantemente perde o tempo da música.

Crunchy Frog (Rã Crocante). O fabricante de doces Terry Jones explica para a polícia (Chapman e Gilliam, que vomita em seu capacete) as variedades repugnantes de chocolate.

Existe a lenda de que os sapinhos crocantes de Monty Python inspiraram J.K. Rowling a criar os famosos chocolates de Harry Potter.

Albatross (Albatroz). Cleese, vestido como uma garçonete, tenta vender um albatroz a Jones. O esquete é interrompido pelo coronel (Chapman) por ser muito boba.

Nudge Nudge. Idle irrita Jones com insinuações desconcertantes. Filmado originalmente no terceiro episódio do Flying Circus.

International Philosophy (Filosofia Internacional). Em um filme, filósofos alemães jogam futebol contra filósofos gregos.

The Four Yorkshiremen. Palin, Idle, Chapman e Jones discutem seus princípios com histórias cada vez mais exageradas e absurdas. Esquete originalmente escrito para o programa At Last Show 1948.

The Argument Sketch (O Esquete do Argumento). Palin paga a Cleese para discutir com ele. O esquete é interrompido por Gilliam suspenso em fios cantando “I’ve Got Two Legs (Eu tenho duas pernas)”. Cleese atira em Gilliam com uma espingarda.

How Sweet To Be An Idiot (Como é Doce Ser Um Idiota). Neil Innes canta uma ode à loucura.

Travel Agency (Agência de Viagens). Palin tenta vender um pacote turístico para o Sr. Smoketoomuch (Idle), que não para de falar sobre as dificuldades em viagens, assim como ele é perseguido por um servente de asilo (Cleese). Ele até interrompe o esquete seguinte.

01Comedy Lecture (Palestra Sobre Comédia). Chapman explica os fundamentos comédia pastelão de uma maneira intelectualizada, com Palin, Gilliam e Jones demonstrando exemplos.

Little Red Riding Hood (Chapeuzinho Vermelho). Em vídeo, Cleese, como Chapeuzinho Vermelho, faz uma releitura do clássico conto de fadas. Este esquete é do primeiro episódio do especial alemão Fliegender Zirkus.

Bishop on the Landing. Um bispo morto no patamar interrompe as refeições de uma família. Durante esta esquete, problemas de microfonia fazem Terry Jones dar risada. Eric Idle tem dificuldade para manter uma cara séria ao falar com um sotaque extremamente exagerado, o que também faz com que Jones passe a ir mais ainda. Em uma parte, Jones perde sua peruca. Graham Chapman e Michael Palin tem dificuldade em manter uma cara séria (particularmente Palin). Este sempre foi um esquete de difícil execução ao vivo. Em outras ocasiões, a “Mão de Deus” apontou para o personagem errado. Idle descreveu o esquete como “caótico”.

The Lumberjack Song (A Canção do Lenhador). Um homem robusto (Idle, ao contrário de Palin no original) perturba o coro, revelando seu gosto por roupas de mulher.

01
A versão para o cinema arrecadou um total de U$ 327.958 (cerca de R$ 667 mil)

Mais Coisas Pythonescas:

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 35 anos na cara. Foi para Camelot, mas desistiu de entrar porque era um lugar muito idiota.