• Thiago Meister Carneiro

“Fico Nervoso Sempre Que Subo No Palco”

Michael PalinNeste domingo, 23, estreia na BBC1 a nova série do python Michael Palin: Remember Me.

Na série, ele interpreta um homem assombrado por um espírito maligno.

O site da revista What’s on TV entrevistou Palin, e ele falou sobre a série, Monty Python, viagens pelo mundo afora e fantasmas…

Esta é a sua primeira série de TV há mais de 20 anos, que era sobre a série que você gostou tanto?
“Era um bom roteiro, o personagem é envolvente e desafiador. Imediatamente eu me senti intrigado. Eu tive que interpretar alguém que é dez anos mais velho que eu, então pensei que seria um bom teste para as minhas habilidades de atuação. E eu adoro histórias de fantasmas”.

E foi filmado em Yorkshire!
“Sim, o fato de ter sido filmado no meu território também foi um bônus!”

Alguma vez você já encontrou um fantasma?
“Eu nunca encontrei um, e eu estou muito triste por isso”.

Conte-nos sobre o seu personagem, Tom Parfitt.
“O desafio era fazê-lo de forma convincente, pois é um personagem um pouco estranho”.

O que acontece com Tom no primeiro episódio?
“Começa com ele saindo da casa onde ele morava sozinho há década. Por alguma razão ele quer sair de lá. Acontece que a senhora que faz o serviço social cai da janela. É aí que começa o enigma: Ela se jogou ou foi jogada? E quem fez isso?”

Você tem medo de ficar mais velho?
“Eu estou ficando mais velho, mas eu não me sinto velho. Estou razoavelmente saudável. Se você está cercado por pessoas que são da mesma idade que você, então se torna muito competitivo. Estou ciente do que significa ter mais de 70. Na verdade, eu me sinto mais confortável com a vida agora do que quando eu tinha 20 ou 30 anos”.

Existem planos para mais shows do Monty Python?
“Não, nós esperamos compartilhar algumas ideias, mas nada como o que fizemos no último show [Monty Python Live (Mostly)]. Esse show foi projetado para ser uma última aparição, um verdadeiro fim, foi por isso que nós gastamos tanto dinheiro com isso”.

Você se sentiu nervoso nos bastidores durante os shows?
“Eu me sinto nervoso toda vez que vou subir no palco, faz parte do processo. É algo bastante estranho pedir que 15 mil ou 500 pessoas me ouça por duas horas. Nós tivemos ensaios, mas estávamos todos um pouco contidos na primeira noite. O público era tão bom – eu me preocupava se os esquetes menores iriam agradar o grande público – mas, na segunda noite, todo mundo estava mais relaxado”.

remember-me-michael-palin
Durante as gravações de “Remember Me”

Em qual parte mais remota do mundo alguém te reconheceu?
“Houve um momento estranho, voando pelo Pólo Norte em um avião bimotor. Estava uma tempestade, então tivemos que desviar. O único lugar que poderia pousar era em uma base dinamarquesa na Groenlândia. Foi no meio da noite, pousamos e eles disseram que havia algumas cabanas lá em cima, e que eles nos dariam um beliche para passarmos a noite. Caminhamos pelo gelo e os jovens soldados dinamarqueses disseram para entrarmos. Até que um deles me viu e ficou absolutamente branco. Ele disse: ‘É você ? Isso é inacreditável!’ Foi então que percebi que ele estava assistindo um DVD do Monty Python. Eu acho que o cara teve um colapso nervoso e teve que deixar o exército depois disso”.

Existe alguém que você gostaria de ver fazendo uma série de viagens?
“Sim, Terry Gilliam deveria fazer um. Ele tem um grande entusiasmo. Ele sabe muito sobre arte e cultura. Eu sempre disse que ele deveria dar a volta pela Europa, à sua maneira”.

Você consegue se ver fazendo uma aparição nas séries Downton Abbey ou Coronation Street?
“Eu não estou muito interessado em fazer aparições”.

Você vai fazer mais dramas regularmente?
“Eu sempre gostei de atuar, mas a razão pela qual eu fiz menos do que queria é que eu estava esperando um bom roteiro”.

Como você relaxa à noite?
“Eu saio para comer com amigos em restaurantes que eu gosto. Eu assisto filmes. Eu não assisto muita TV, mas vou assistir Remember Me! Eu gosto de coisas escandinavas como “The Bridge” e “Borgen”, mas eu não gosto de sentar em uma cadeira e ficar assistindo TV à noite. Eu prefiro sair”.

Remember Me estreia na BBC1 neste domingo, 23, às 21h. Ainda sem data de estreia no Brasil.