• Thiago Meister Carneiro

Jornal Publica Resenha de Livro de Michael Palin

michaelpalin_062013_SB_tif_O jornal NorthJersey.com publicou uma resenha do livro “Volta ao Mundo em 80 Dias, por Michael Palin”:

“Em 1988, Michael Palin aceitou um desafio da BBC. Ele foi convidado a tentar repetir a viagem de Phileas Fogg no romance clássico de Júlio Verne “A Volta ao Mundo em 80 Dias”.

Usando apenas transportes terrestres, seria possível atravessar o mundo em que período de tempo? Palin assumiu a tarefa e o resultado foi um programa de televisão de sucesso e este livro, relançado em 2009.

Quase imediatamente, Palin percebe que é muito mais difícil viajar usando veículos terrestres do que era no século XIX. Há muito menos navios de passageiros, e muitos navios comerciais não levam passageiros. Algumas regras foram quebradas e o dinheiro da BBC foi usado para fazer algumas coisas darem certo.

O que se destaca nas viagens de Palin não é o ritmo apressado, mas quando ele  faz as coisas de modo devagar, para que possa avaliar o tamanho e a imponência do mundo.

O destaque dessa viagem é de uma semana em que passou em um pequeno dhow (um transporte de mercadorias) de Dubai para a Índia.

O tempo gasto com a pequena tripulação do navio significou muito para Palin, e ele retornou 20 anos depois (no posfácio da edição atualizada) para ouvir esses homens de novo.

(com informações de Kenneth French – NorthJersey.com – 20-06-2013)

Mais Coisas Pythonescas:

Jornalista Especialista em Estudos Linguísticos e Literários, 35 anos na cara. Foi para Camelot, mas desistiu de entrar porque era um lugar muito idiota.